O Ministério da Saúde anunciou no decorrer da última semana, que vai destinar R$ 306,4 milhões para os serviços de tratamento do câncer no Estado de São Paulo, que vai beneficiar 41 municípios e será incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do estado e dos municípios paulistas. O investimento foi confirmado por meio de Portaria publicada nesta sexta-feira (6) no Diário Oficial da União.
Segundo a nota do Ministério, a liberação é uma forma de dar maior suporte ao Estado e agilizar e aprimorar os serviços de tratamentos oncológicos, inclusive, em hospitais filantrópicos. O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, do montante em parcelas mensais. O processo de pagamento será autorizado pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.
Bragança Paulista está entre as cidades que vai receber o recurso, no total de R$ 4.665.923,99, a única da região bragantina. Segundo a portaria a verba será repassado ao HUSF, que está apto ao atendimento de em alta complexidade em oncologia.