“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer. ” (Harry Truman)
ORÇAMENTO
Consegui assistir a sessão da Câmara Municipal da última terça-feira. Confesso que foi um desafio e um exercício de paciência ficar quase três horas assistindo on-line os discursos e proposituras dos nobres edis.
O fato mais relevante foi a discussão sobre o teto de gastos da Prefeitura com relação ao orçamento anual e o previsto pela Constituição que, pelo exposto, já teria ultrapassado os limites. No final sobraram pontos de vista que não acrescentaram nada.
LIDERANÇA
Pela ótica política, um fato inusitado protagonizado pelo vereador Sidney Guedes (Patriota) surpreendeu os menos avisados. Guedes pediu licença da função de líder do prefeito na Câmara por 30 dias. O vice-líder José Gabriel Gonçalves (União) assumiu.
Guedes teria justificado seu afastamento por razões de saúde. Entretanto o motivo pode não ser somente de saúde (esgotamento mental?) e envolver também questões políticas e administrativas entre a Câmara e o prefeito.
Isso é sintomático porque, na sessão da semana passada, Guedes havia comunicado em plenário que se afastaria da liderança, mas não o fez no momento do anúncio. Esperou passar uma semana e o fez nesta terça-feira.
Resta saber se ao findar os 30 dias, ele retornará à função.
Pela primeira vez, salvo melhor juízo, a história da Câmara registra um pedido de afastamento da liderança. Geralmente o líder renúncia ou é deposto pelo prefeito.
De qualquer forma, fica aqui o conselho indicado pela frase que abre a coluna, proferida pelo 33º presidente Americano, Harry Trumam, aquele que ordenou lançar a bomba atômica sobre Hiroshima em 1945, e matou 70 mil pessoas.
QUAL A FUNÇÃO DO LÍDER DO PREFEITO?
A função do líder do prefeito é falar em nome do prefeito e ser seu intermediário junto a Câmara Municipal, além de discutir, defender e encaminhar votação de matérias de autoria do Executivo.
Em assim sendo, a partir de agora o porta voz do prefeito Amauri, na Câmara, é o vereador Jose Gabriel (União).
FUSÃO DE PARTIDOS
O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriotas deverão concluir o processo de fusão em breve. A fusão entre PTB e Patriota acontece após os dois partidos não alcançarem a cláusula de desempenho. Assim, não terão acesso ao fundo eleitoral e às propagandas gratuitas de rádio e TV nas eleições municipais do ano que vem. Daí, a necessidade da fusão para melhorar o resultado alcançado no ano passado e superar a cláusula. A nova sigla deverá ser “Mais Brasil”, que também foi contestada, porem já obteve parecer favorável da Procuradoria Federal e da ministra Carmem Lucia. O número da nova legenda deverá ser 25, que pertenceu aos extintos PFL e DEM.
EM BRAGANÇA
Em caso de fusão os vereadores Miguel Lopes e Claudio Coxinha, ambos do PTB; Missionária Pokaia e Sidney Guedes, do Patriotas, podem integrar a nova sigla ou migrar para outros partidos. Se todos ficarem, será a segunda maior bancada da Câmara. A primeira é o União Brasil com 5 vereadores.
PANOS QUENTES
Os vereadores não se pronunciaram sobre as reclamações da Festa da Linguiça. O evento provocou grita geral do povo com relação aos preços praticados que levou o prefeito Amauri tabelar alguns produtos no meio da festa.
O silêncio dos vereadores soa como panos quentes numa situação de interesse público e economia popular.
Talvez as coisas mudem no ano que vem por causa das eleições municipais, quando todos os vereadores e prefeito estarão pisando em ovos.
CÓDIGO TRIBUTÁRIO
A proposta de alterações no Código Tributário Municipal já está na Câmara para começar a tramitar e ser votado. A GB encomendou uma análise por técnico especializado na área, para poder traduzir ao leitor as alterações implementadas, os setores atingidos e se haverá ou não aumento de impostos etc.
VENTOS
A biruta do Palácio Santo Agostinho está sinalizando que os bons ventos estão se afastando da sede da Prefeitura Municipal.
REFLEXÃO
Salmos 108
1 Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei e darei louvores até com a minha glória.
2 Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.
3 Louvar-te-ei entre os povos, Senhor, e a ti cantarei louvores entre as nações.
4 Porque a tua benignidade se estende até aos céus, e a tua verdade chega até às mais altas nuvens.
5 Exalta-te sobre os céus, ó Deus, e a tua glória sobre toda a terra.
6 Para que sejam livres os teus amados, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos.
7 Deus falou na sua santidade; eu me regozijarei; repartirei a Siquém, e medirei o vale de Sucote.
8 Meu é Gileade, meu é Manassés; e Efraim a força da minha cabeça, Judá o meu legislador.
9 Moabe a minha bacia de lavar; sobre Edom lançarei o meu sapato, sobre a Filístia jubilarei.
10 Quem me levará à cidade forte? Quem me guiará até Edom?
11 Porventura não serás tu, ó Deus, que nos rejeitaste? E não sairás, ó Deus, com os nossos exércitos?
12 Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem.
13 Em Deus faremos proezas, pois ele calcará aos pés os nossos inimigos.