O fim do inverno nesta semana está marcado com as altas temperaturas em todo país. No próximo sábado (23) às 3h30, de acordo com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, começa a primavera. As previsões indicam que o fenômeno El Niño vai ter atuação de protagonismo no regime de chuvas e nas altas temperaturas em todo o Brasil.
O aumento da média de chuvas e de temperaturas elevadas também é previsto pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com calor acima do que foi registrado no ano passado, e ainda terá períodos com secas mais frequentes.
O fenômeno El Niño é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico na altura do Equador, que altera o clima principalmente na América do Sul. Em 2023, o aumento da temperatura é o mais alto desde 2015, que ficou conhecido por Super El Niño.
A primavera é uma estação que se caracteriza pelo aumento geral das temperaturas e por mais chuvas em relação ao inverno nas três regiões já citadas, e por menor incidência pluviométrica no Norte e Nordeste.
O florescimento de plantas é outra característica da estação, com destaque para as flores nativas, como orquídeas, e plantas exóticas, como rosa, margarida, girassol, jasmim e outras.
Bragança – A estação das flores em Bragança Paulista vai chegar com calor escaldante, com máximas chegando a 34°C e sensação térmica próxima dos 40°C. No sábado, início da nova estação, segundo o Instituto Climatempo, a cidade começa o dia com 15°C e bate nos 34°C logo ao meio-dia, sol com algumas nuvens e não há previsão de chuva. A umidade relativa do ar requer a atenção das pessoas, pois cairá a 14%, muito distante dos 60% recomendados como ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O domingo vai repetir a mesma previsão do sábado, também sem chuva, com mínima de 16°C pela manhã. Sol forte, umidade do ar em 15% e ventos mais fortes, podendo chegar a 19km/h, e máxima batendo novamente em 34°C. A semana vai começar com temperaturas um pouco mais baixas, 14°C de mínima e 29°C de máxima, também sem chuva e umidade do ar um pouco melhor, a 30%.
Alerta – O CPTEC-INPE – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – emitiu um alerta sobre o fenômeno no país. “ Um centro de alta pressão na troposfera média atua no centro do país tomando conta de grande parte da Região Sul e as Regiões Sudeste e Centro-Oeste. A ausência de nebulosidade provocada por este sistema favorece o aumento da intensidade de radiação solar e em consequência o aumento das temperaturas, principalmente as máximas que devem ultrapassar os 35° C em grande parte da área mencionada. Como consequência da ação deste sistema dinâmico em altitude, a umidade relativa do ar ficará baixa, atingindo valores inferiores a 20%, que contribui para piorar os indicadores da qualidade do ar. A previsão é que esta condição de tempo persista pelo menos até o final de semana. Ressalta-se que esta condição de tempo é comum durante a primavera onde as temperaturas máximas atingem os valores mais altos do ano.”
Recomendações – Diante deste cenário, é recomendado a constante hidratação bebendo bastante água e proteção do sol. A Defesa Civil ainda orienta para que seja evitado exercícios físicos ao ar livre nos horários mais críticos do dia (entre 10h e 17h) e o uso de soro nos olhos e nariz. Não se deve colocar fogo em áreas de vegetação seca e não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, além de causar incêndios de grande proporção é crime ambiental.