Previsão da concessionária Arteris, que realiza operação especial para atender o aumento da demanda entre os dias 6 e 10 de setembro, com o feriado prolongado de 7 de Setembro, é que 1,2 milhão de veículos passem pela Rodovia Fernão Dias, que liga duas das principais capitais do País, São Paulo e Belo Horizonte. O fluxo médio estimado por praça deve chegar a 274 mil veículos por dia, um aumento de 15% no tráfego da rodovia.
Na saída do feriado, o horário de pico previsto é das 12h às 22h desta quarta-feira (6), e de 12h às 18h da quinta-feira (7). Já no retorno, o fluxo deve se concentrar no domingo (10), entre às 10h e 22h.
Para os motoristas, a concessionária reforça o pedido de atenção para direção defensiva, respeito aos limites de velocidade, uso do cinto de segurança e atenção para a distância adequada entre os carros para evitar acidentes.
Operação Especial – A operação especial da concessionária tem como objetivo providenciar o atendimento eficiente às ocorrências – como problemas mecânicos, interferências na pista, acidentes e assistência pré-hospitalar, restabelecendo a condição original de operação.
Para isso, a operação é coordenada a partir do Centro de Controle e Segurança Operacional – CCSO em Pouso Alegre/MG. O CCSO conta com suporte de 334 câmeras de monitoramento e faz o acionamento de recursos (veículos e equipamentos) alocados nas 12 bases operacionais ao longo do trecho. Para essa época, veículos adicionais também são colocados de sobreaviso para acionamento.