Bragança Paulista terá reforço no monitoramento eletrônico do município com a parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, para utilizar o Sistema Detecta.
O convênio foi assinado no último dia 29/8, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e a Municipalidade, com vigência de 5 anos.
Está previsto o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à prevenção do crime e da violência, por meio de mútua cooperação técnica para a gestão, operacionalização e compartilhamento de imagens e sistemas de imagens, dados e sistema de dados de interesse da segurança pública.
O Sistema Detecta é uma plataforma do Governo de São Paulo que permite a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Além disso, garante maior agilidade, assertividade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade.
O Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e é o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo.
A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.SP.
Atualmente, estão em funcionamento 6.451 leitores de placas ativos em pelo menos 4.566 pontos de todo o Estado.
Mais de 2 mil câmeras instaladas – Segundo a Prefeitura, hoje Bragança já tem mais de 2 mil câmeras de monitoramento que operam 24 horas.
Nos próprios municipais são cerca de 1.500 câmeras, que são acompanhadas pela Central de Controle Operacional. Atualmente, a central monitora e opera aproximadamente 800 câmeras instaladas em todas as 74 Escolas da Rede Municipal. Além disso, há ainda outras 50 câmeras em diversas ruas e avenidas de Bragança Paulista.