A comunidade do bairro Campo Novo acaba de ganhar uma nova escola, com toda a infraestrutura para atender desde bebês a partir dos 4 meses até alunos do 5º ano do ensino fundamental. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na tarde de quarta-feira (16) o novo prédio da Escola Municipal Rural Prof. Adelson Azevedo, localizada na Estrada Municipal Paschoa Bonafatt Azziz.
Participaram da solenidade de entrega o Prefeito Prof. Amauri Sodré; a Primeira-Dama Cleide Izepi da Silva; o Deputado Estadual Edmir Chedid; a Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno; familiares do patrono da escola, Maria Elizabeth Azevedo (filha), Prof. Diego Azevedo Cunha Lima (neto), Yasmin Miranda (bisneta) e Inês de Oliveira (companheira); os representantes da MBG Engenharia, responsável pela obra, Marcos Gayer e Heitor Gayer; comunidade escolar e moradores do bairro. “A escola de música do Prof. Azevedo é parte da história da cidade e a homenagem a ele é mais do que justa. Para nossa Administração e para a comunidade do Campo Novo, o prédio desta escola é uma grande conquista. Uma conquista que começou com nosso saudoso Prefeito Jesus Chedid. E uma das exigências aqui era para que comportasse a creche, o que ocorreu. Nosso objetivo é implantar creches em todas as escolas rurais”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
A nova escola foi projetada para abrigar um número significativamente maior de alunos e em sua capacidade máxima pode atender até 220 alunos desde o berçário (4 meses) até o 5º ano do Ensino Fundamental. O aumento é considerável em relação ao antigo prédio, capaz de acolher cerca de 120 alunos a partir do Infantil IV (não havia creche).
“Este é o 9º prédio novo entregue pela atual Administração e a 34ª obra, somente na Educação, desde que o Prof. Amauri Sodré assumiu como Prefeito. Sem contar todo o trabalho de manutenção dos 75 prédios da Pasta. E esta escola que entregamos comprova o compromisso de atender à crescente demanda também da zona rural”, disse o Secretário de Educação, Prof. Adilson Condesso.
A filha do patrono Prof. Adelson Azevedo lembrou da dedicação do pai à educação. “Ele amava música e principalmente ensinar música a seus alunos. Ficamos muito felizes quando ele recebeu essa homenagem”.
“Temos que cuidar de nossas crianças e buscar recursos para oferecer cada vez mais qualidade para a Educação. Quero parabenizar a atual Administração, que realiza obras em toda a cidade, e a Educação faz parte desse canteiro de obras. Os alunos agora terão uma escola mais digna e com ainda mais qualidade. Obrigado Amauri por realizar o sonho do meu pai Jesus Chedid com a entrega deste novo prédio”, ressaltou o Deputado Edmir Chedid.
A área total construída é de 481,77 m². A empresa responsável pela execução do trabalho é a MBG Engenharia e Construções e Comércio Ltda EPP. O investimento foi de R$ 1.193.246,09.
A nova escola tem cinco salas de aula e berçário, além de lactário, fraldário, sala de diretoria, sala de professores, secretaria, refeitório, cozinha, solário e banheiros acessíveis. Também tem acessibilidade geral de acordo com a NBR9050 e sistema de combate a incêndio.
O antigo prédio, situado à frente da nova escola, foi demolido para criar uma série de melhorias no espaço, incluindo uma rampa de acesso para o novo prédio, áreas destinadas ao playground e um espaço multiuso, proporcionando mais lazer e atividades para os alunos.
Também foi reservada uma área de embarque e desembarque de alunos, além de estacionamento para os profissionais que trabalham na escola.
O patrono – Professor Adelson Azevedo, mais conhecido como Professor Azevedo, foi o mais longevo dos mestres a ensinar a arte musical em Bragança Paulista.
Nascido em São Paulo no ano de 1929, estudou música. Casou-se em 1953 com Maria de Lourdes Fernandes (já falecida), com quem teve os filhos Antônio Wagner, Luís César, Maria Elisabeth e Adelson Júnior. Já viúvo, teve como companheira Inês de Oliveira.
Mudou-se para a cidade Extrema/MG em 1953. Carregando seu acordeom nos ombros, vinha diariamente a Bragança ministrar aulas nas residências de seus alunos.
Mudou-se para Bragança Paulista em 1954 e iniciou suas atividades no Conservatório Musical Santa Cecília, comandado pelo Maestro Francisco Gorga. Com o fim do conservatório, abriu sua própria escola de música, inicialmente para ensinar acordeon.
Paralelamente ao ensino da música, em 1955 ingressou no regional da Rádio Bragança, que se apresentava ao vivo, aos domingos, para um auditório lotado que ficava na Rua Dr. Cândido Rodrigues e ali permaneceu por décadas.
No início dos anos 1960 foi convidado a integrar o primeiro conjunto formado na cidade, o Blue Boys, que ficou conhecido em toda a região e animava bailes.
Tempos depois, passou a lecionar piano e violão, ampliando o número de alunos. Durante 80 anos, até seu falecimento em 2014, manteve a escola funcionando. Por lá, passaram mais de mil alunos e muitos deles seguiram carreira profissional.
Dos 60 anos que ensinou sua arte em Bragança Paulista, por 40 anos o endereço foi a Praça Raul Leme, nº 6, no Edifício Maria Rosa Barletta. Ao longo de sua existência conquistou amigos e admiradores pela sua arte, talento e profissionalismo.