FRASE: “Para que se não possa abusar do poder é preciso que, pela disposição das coisas, o poder freie o poder.” Barão de Montesquieu “
ELEIÇÕES 2024
Semana passada publiquei aqui sobre a movimentação de líderes e dirigentes partidários em busca de pré candidatos a prefeito, vice e vereador. Nesta semana mais informações sobre reuniões entre políticos revelam a intenção do PSB em lançar chapa completa nas eleições do próximo ano. Nomes respeitados estão sendo consultados. Um deles seria o do juiz aposentado e ex- secretario de Estado do governo Mario Covas, Nagashi Furukawa que atualmente exerce a advocacia. Segundo o presidente do PSB local, Antonio Sonsin, as conversas estão caminhando para tentar convencer Furukawa topar a parada. Paralelamente tentativas também estariam sendo feitas para atrair o ex-vereador e ex- presidente da Câmara ,arquiteto Diaulas Pimentel de Almeida, considerado um dos mais atuante e importante vereador da história do legislativo bragantino em mandatos exercidos nas décadas de 1980/90. Também os ex-vereadores Dr. Macio Vilaça ( que foi vice-prefeito) e Marcus Valle estão na mira do PSB. Ainda sobre o PSB, o ex-vereador e tantas vezes candidato a prefeito, Gustavo Sartori, não deverá ser candidato a nada no próximo ano .
Por outro lado, já circula nas rodas politicas o nome do conceituado delegado Seccional de Polícia, Sandro Montanari que teria sido convidado pelo Democratas para entrar para politica partidária. Ainda sobre o Democratas, o prefeito Amauri Sodré é o candidato natural do partido para tentar seu segundo mandato como chefe do Poder Executivo
Para finalizar o ex-prefeito João Afonso Sollis ( ango), sem partido, afirmou a coluna que se for convidado e o cavalo passar arreado, estará no páreo.
Por enquanto é o que temos porque os demais partidos ainda não se manifestaram .Em havendo movimentação, atualizarei as informações.
O PODER DO STF
Analistas políticos e jurídicos se manisfestaram durante a semana sobre a possibilidade, pelo Supremo Tribunal Federal(STF) da liberação e descriminilização do porte de maconha de até 60 gramas por pessoa de forma contestatória . A questão começa sobre a legitimidade ou não do STF sobre essa decisão. Constitucionalmente o julgamento sobre a matéria cabe ao Congresso Nacional, conforme se manifestou o presidente do Senado e do Congresso, senador Rodrigo Pacheco dizendo que o STF está usurpando o poder, o direito e o dever de legislar do Congresso.
Até ontem quatro dos 11 ministros do STF já haviam votado a favor da liberação. Para alguns, se esse tema for aprovado, ou pela mera iniciativa de julgar, pode aprofundar a crise de legitimidade do Poder da Republica sem votos. Segundo o site Disparada,….”como já disse Luiz Fux, os Ministros do STF podem dar uma banana para o que pensa a população e interpretar a Constituição ao seu bel prazer. Podem, por exemplo, julgar que os constituintes de 1988 achariam um absurdo criminalizar as drogas e o aborto. Uma bizarrice sem tamanho, que consiste simplesmente em chamar a população de ‘idiota’ na cara dura.
Independente da maior ou menor justiça destes temas, eles deveriam ser decididos por consulta popular. É hora de colocar fim à excrescência de dizer que o STF é “guardião da Constituição” só para fazê-lo legislar segundo a visão de mundo de uma minoria.”
Como profetizou Montesquieu, na frase que abre a Coluna, está passando da hora do Poder frear o Poder. E o Poder que tem o dever de exerce-lo é o Congresso Nacional(que tem a legitima representação popular) mas tem sido omisso diante de tantos outros abusos praticados pelo STF que empurra a Nação para total esvaziamento da Democracia.
TAMO NA ROÇA
Se descriminalizada a porção de 60 gramas de maconha por pessoa, onde e de quem o usuário irá adquiri-la ? Do traficante, ou a partir de então, seria chamado de comerciante ?
EMPRESAS DE SUCESSO
A construtora TD estabelecida em Bragança Paulista desde 2006, dirigida pelo empresário Ricardo Silva Bernardes, faturou em 2022, R$221 milhões que representa 292 % a mais do que faturou em 2021.Segundo a revista Exame , o feito conferiu a TD o posto de maior expansão entre negócios da categoria entre R$150 milhões a 300 milhões de reais. Entre seus cientes estão o setor de indústria pesada da Petrobras na baixada fluminense e cia de Gás de Belo Horizonte.
Outra empresa bragantina de sucesso é a Le Fromage Queijos Finos, do meu amigo Jorge Eduardo Guemureman Espinosa, estabelecida no bairro da Santa Luzia que tem conquistado prêmios de excelência dos seus produtos Brasil afora e reconhecimento de especialistas na França. Em breve publicaremos reportagem completa sobre a empresa.
REFLEXÃO SALMOS 5 : 1-12
¹ Escuta, Senhor, as minhas palavras, considera o meu gemer. ² Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro. ³ De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança. ⁴ Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar. ⁵ Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. ⁶ Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta. ⁷ Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo. ⁸ Conduze-me, Senhor, na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina o teu caminho diante de mim. ⁹ Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente. ¹⁰ Condena-os, ó Deus! Caiam eles por suas próprias maquinações. Expulsa-os por causa dos seus muitos crimes, pois se rebelaram contra ti. ¹¹ Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome. ¹² Pois tu, Senhor, abençoas o justo; o teu favor o protege como um escudo.