O Procon de Bragança Paulista participa até o dia 11 de agosto o mutirão Renegocia!, é uma oportunidade de o consumidor pôr em dia suas dívidas. A iniciativa é da Secretaria Nacional do Consumidor, em parceria com a Fundação Procon-SP e os Procons Municipais.
Diferentemente do Desenrola Brasil, lançado na última semana para renegociação de dívidas bancárias, o Renegocia! permite não só fazer acordos com bancos, mas também obter melhores condições para sanar dívidas com concessionárias de água, luz e telefonia, além do comércio.
Outra diferença é que não há limite de renda ou do valor da dívida. E nesse programa não há necessidade de adesão de empresas para que se abra a negociação, toda companhia que for apontada pelo cidadão como credora será procurada pelo Procon para uma tentativa de repactuação da dívida. “O que se pretende com o renegocia é prevenir o superendividamento, incentivar e instruir os consumidores a adotarem uma conduta mais racional de consumo que não os leve à ruína”, afirmou Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.
Durante o mutirão, todas as pessoas que precisem renegociar suas dívidas terão a oportunidade de participar, com exceção aos contratos de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e crédito rural.
Em Bragança Paulista, para garantir um atendimento eficiente e organizado, o atendimento será realizado mediante agendamento. Nos dias úteis, de segunda a quinta-feira, o horário é das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (11) 4034-7049 ou 4034-7084 ou presencialmente na recepção do Setor Agiliza.
Moradores das cidades de Vargem, Piracaia, Joanópolis, Pedra Bela, Pinhalzinho e Pedra Bela, também serão atendidos pelo Procon em Bragança e deverão realizar o agendamento, exclusivamente, através do e-mail: atendimento.proconbraganca@gmail.com.
Não haverá atendimento ao público às sextas-feiras devido as audiências conciliatórias que ocorrem no Núcleo de Prática Jurídica na Universidade São Francisco.
O Renegocia! – O Renegocia! é um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo a prevenção do superendividamento e auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas, de forma mais acessível.
O mutirão começou ontem e vai até a 11 de agosto, e é realizado de forma presencial nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país: Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumido. É possível também fazer a renegociação online utilizando o portal Consumidor.gov.br. O foco principal do programa são os superendividados, ou seja, pessoas que possuem um nível de endividamento que ultrapassa sua capacidade de pagamento. Mas qualquer consumidor que tenha dívidas em atraso pode participar do mutirão. Não há limites nos valores das dívidas, nem de renda.
Diversas dívidas podem ser renegociadas dívidas de diferentes setores, desde instituições financeiras a empresas de telefonia, água, energia elétrica, incluindo o comércio.