O Bragantino, se vencer hoje o Atlético-MG, no Mineirão, às 18h30, vai se aproximar do G6 na classificação. O Massa Bruta tem 13 pontos e o Galo é o terceiro colocado, com 17.
Depois do empate sofrido na Argentina, pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira (7), o Bragantino foi direto para a capital mineira. O técnico Pedro Caixinha não terá à disposição o meia Matheus Fernandes, que vai cumprir suspensão, e Jadsom Silva deve ser o substituto. No setor defensivo, deve alterar a lateral direita, entrando Andrés Hurtado ou Aderlan. Outra indefinição é se Thiago Borbas começa jogando.
A equipe pode iniciar o jogo com Cleiton; Andrés Hurtado (Aderlan), Eduardo Santos, Léo Realpe e Juninho Capixaba; Jadsom Silva, Eric Ramires e Lucas Evangelista; Henry Mosquera (Thiago Borbas), Eduardo Sasha e Vitinho.
Galo – Depois da vitória no meio de semana pela Libertadores, o técnico Eduardo Coudet já sabe que não poderá contar com 4 jogadores, todos suspensos: Hulk, Hyoran, Otávio e Saravia. E tem dúvidas quanto à lateral esquerda, entre Arana e Rubens e no meio-campo, entre Igor Gomes e Vargas. Uma provável formação: Everson; Bruno Fuchs, Nathan Silva, Jemerson e Arana (Rubens); Battaglia, Zaracho, Igor Gomes (Vargas) e Patrick; Pavón e Paulinho.
Arbitragem – Um trio gaúcho vai comandar a partida dentro de campo, formado por Rafael Rodrigo Klein (árbitro principal), Tiago Augusto Kappes Diel e Maira Mastella Moreira (assistentes), e ainda o mineiro Felipe Fernandes de Lima (quarto árbitro) e catarinense Rafael Traci (árbitro de vídeo).
A partida terá transmissão ao vivo pelos canais Première.
Histórico – Bragantino e Atlético Mineiro, que só disputaram jogos pelo Campeonato Brasileiro Série A, na história de ambos, entram em campo hoje para o 16º confronto, que acontece no Mineirão, em Belo Horizonte.
Nos 15 jogos anteriores, o empate é o resultado que mais aconteceu, 10, com 4 vitórias do Galo e apenas 1 do Bragantino. Série o 9º duelo em Minas Gerais, com 7 jogos em Bragança. A única vitória foi registrada do Massa Bruta, 2 x 0, curiosamente, no Mineirão, em 1998, ano em que o então alvinegro foi rebaixado para a Série B, de onde só conseguiu sair em 2019.
Na artilharia existe equilíbrio, com 21 gols assinalados pelo Braga e 23 pelo Atlético. Os goleadores do Braga em toda a série de jogos são Ludo (1992), Ytalo e Artur (2022).
A primeira vez que se enfrentaram foi em 1990, empate em 1 x 1 no Estádio Marcelo Stefani. Na última, no ano passado, pelo segundo turno, também empate pela contagem mínima.