O Governo do Estado de São Paulo lançou na manhã de quinta-feira (13), o Projeto de Regionalização da Saúde e Assinatura da Carta de Cooperação Mútua com a Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS. A Secretária de Saúde Marina de Oliveira, esteve presente e representou o Prefeito Professor Amauri Sodré.
Marina de Oliveira explicou que o projeto tem como objetivo reorganizar a rede de ambulatórios especializados e hospitais, otimizando a distribuição dos serviços ofertados, garantindo que toda a população tenha acesso à Saúde sem a necessidade de grandes deslocamentos.
Neste processo, os Departamentos Regionais de Saúde (DRSS) passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços. A medida prevê a unificação dos serviços de saúde por meio da Central Regional de Regulação que deverá ser gerenciada de modo compartilhado entre o Estado e os municípios integrantes das respectivas Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS).
Além disso, o projeto de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS-SP e apoio da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS, a qual foi assinada a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde.