O Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da UNICAMP, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a vereadora Rita Leme, Marinho Faralhi e Paulo Rocha, realizará hoje, das 9h às 13h, a campanha para cadastro de doadores de Medula Óssea, na Paróquia Nossa Senhora Conceição – Sé Catedral, Praça Raul Leme – Centro.
Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de RG, CPF e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS). No dia do cadastro, será coletada uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.
“A primeira campanha ocorreu há três anos, com a participação de 800 pessoas, sendo 450 cadastrados, e novamente neste sábado repetiremos a ação. A chance de encontrar medula compatível é de uma em cem mil, por isso, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances dos pacientes”, falou Rita Leme.