A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, deu início ontem a uma programação de ações educativas e entrega de folders sobre o mosquito Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação é referente à Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti, em consonância com a Secretaria de Estado da Saúde. A programação segue até sexta-feira, 24.
A infestação do mosquito é sempre mais intensa nesta época do ano, em razão de água acumulada e de altas temperaturas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos. Como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende sobretudo do empenho de toda a população.
Bragança registrou nos primeiros dois meses de 2023, 148 notificações para casos suspeitos de dengue, 28 foram confirmados, conforme dados da secretaria estadual de Saúde.
As ações – As ações estão programadas para ocorrer por toda a cidade. Hoje começa às 8h às 11h, Feira do Taboão; – 13h30 – Unidades de Saúde Casa de Jesus, Henedina Cortez, Hípica Jaguari, Jardim Águas Claras, Madre Paulina e São Francisco e Escola Municipal Cel. Ladislau Leme.
Amanhã (22) – 8h às 11h, Feira de Alimentos do Posto de Monta; – 13h30, Unidades de Saúde Planejada 1, Planejada 2, Parque 1, Parque 2, Cidade Jardim e Jardim São Miguel e Escola Municipal Prof. Abner Antônio Sperendio. Na quinta-feira (23) – 8h às 11h e 13h30 às 15h30, Mercadão Municipal e Escola Municipal Antonio Dorival M. de Oliveira.
Na sexta-feira (24), 8h – Unidades de Saúde Vila Davi 1 e 2, Nilda Coli, CDHU, Centro de Saúde, Vila Motta e Pedro Megale; – 13h30, Unidades de Saúde Vila Bianchi, Vila Aparecida, Toró, São Vicente e Santa Luzia.