Estar atento nos dias de Carnaval e com isso evitar dores de cabeça e prejuízos, é a dica da Fundação Procon. Segundo o órgão, é na mais popular festa que há aumento considerável de registros sobre furtos e roubos.
Entre as orientações do Procon de Bragança, destaque para o pagamento por cartão de aproximação, cujos golpes têm crescido nos últimos meses, pois criminosos usam máquinas que têm essa tecnologia e debitam valores do cartão de crédito e de débito. A recomendação é para que os consumidores desativem a função de pagamento por aproximação ou que, na impossibilidade, guardem o cartão em local seguro e que não fique longe da vista do titular da conta, como bolso traseiro da calça, mochila ou bolsa para trás do corpo.
Celulares – Outro objeto campeão em roubos e furtos é o celular, que serve para golpes bancários como transferências, empréstimos, entre outras transações em nome da vítima. Quem sofrer esse tipo de crime deve procurar por um celular ou computador disponível e, para modelos Android, digitar “android.com/find”; em seguida colocar seu login e senha; e clicar em “Limpar Dispositivo”. Para modelos da Apple – plataforma IOS, o consumidor deve digitar “Icloud.com”; em seguida digitar seu login e senha e clicar em “Buscar iPhone” e, após, “Apagar iPhone”.
Cartão – Ao usar cartão de crédito e débito para adquirir alimentos e bebidas neste período de Carnaval, especialmente nos locais de grande movimentação, também é preciso ter alguns cuidados, pois pessoas podem se aproveitar das aglomerações e distrações dos foliões para aplicar golpes envolvendo cartão.
Dicas importantes: Ao entregar seu cartão para pagamento, não o perca de vista. A maquininha deve estar visível e você deve acompanhar a operação. Desconfie caso o cartão seja passado mais de uma vez na máquina; Confira os valores expressos no comprovante e se o cartão devolvido é realmente o seu; Observe se os números da sua senha estão aparecendo na tela da maquininha quando a digita, isto não pode acontecer; Antes de inserir sua senha confira se o valor da conta foi digitado corretamente; Nunca empreste seu cartão; Memorize a senha e não a guarde junto do cartão; Tenha em mãos uma relação de números de telefone para comunicação de roubo ou extravio do cartão.
O consumidor que passar por este problema deverá fazer um B.O. e entrar em contato seu banco o mais rápido possível.O Procon de Bragança Paulista orienta os consumidores a procurar atendimento no órgão caso haja alguma demanda e debitam valores do cartão de crédito e de débito.
Atendimento – O Procon de Bragança Paulista realiza atendimento presencial aos consumidores via agendamento pelos telefones (11) 4034-7049 ou 4034-7084, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h ou na Recepção do Setor Agiliza (dentro do Paço Municipal).
Moradores de outras cidades (Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem, Piracaia e Joanópolis) são atendidos exclusivamente pelo e-mail – atendimento.proconbraganca@gmail.com