As aulas que abrem o ano letivo na rede municipal de ensino começam amanhã (8), e as 75 unidades escolares e centenas de profissionais estão preparados para receber cerca de 15.500 alunos dos ensinos Fundamental e Infantil.
Desde janeiro a Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria Municipal de Educação, retomou os trabalhos com o objetivo de capacitar os profissionais da rede e garantir o planejamento para um ensino de qualidade.
Foram realizadas inúmeras ações, como palestras, com destaque para a proferida pelo renomado Eduardo Shinyashiki; também sobre planejamento e organização do trabalho pedagógico; como trabalhar a gestão de conflitos e gestão de pessoas; o uso do iPad para o ensino de inglês; musicalização; um novo olhar para a infância; esporte, saúde e prevenção das relações e convivência; robótica na prática – menino maluquinho; atividade prática com o iPad e tecnologia e o uso dos recursos do Google.
A Pasta informou que todos os alunos têm garantidos o transporte escolar e a alimentação adequada para este ano letivo, os uniformes e materiais escolares, além de livros didáticos, livros de leitura (Projeto “Minha Primeira Biblioteca”), e apoio à aprendizagem das crianças com a utilização de tabletes, por meio do Programa ‘Bragança Conectando Aprendizagens’.
Este ano o município passou a ter 16 escolas com ensino em tempo integral, das quais 12 de ensino fundamental e 4 de educação infantil. Além das aulas regulares, os estudantes têm à disposição projetos complementares, como o Musicalizando, Educação Financeira, Palavra Cantada, Robótica, dentre outros, focados sempre na ampliação da qualidade do ensino.
Calendário – O ano letivo na rede municipal começa amanhã e vai até o dia 21 de dezembro. As férias escolares, no meio do ano, estão agendadas entre os dias 6 e 21 de julho e o retorno dos alunos, para início do segundo semestre, será no dia 24 de julho (segunda-feira).
Retorno – As escolas estaduais iniciaram as aulas no dia 3 último, enquanto as particulares se dividiram entre o final de janeiro e o início deste mês.
Em todas as redes serão 200 dias letivos.