A Secretaria de Meio Ambiente iniciou a notificação de 24 proprietários de imóveis localizados nos bairros do Taboão, Jardim do Sul e Jardim São José para que regularizem a rede de esgoto. A iniciativa faz parte do “Programa Sempre Separados”, uma parceria entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que consiste em vistoriar e garantir que não ocorra o lançamento irregular de esgoto na rede pluvial.
Representantes da Secretaria do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e da Sabesp percorreram os bairros no entorno do Lago do Taboão e tomaram ciência que inúmeras residências se encontram sem ligação à rede de esgoto.
Ao todo, 24 imóveis foram notificados. “Recentemente tivemos o fato da mortandade de peixes no Lago do Taboão e foi constatado, após testes realizados em amostras coletadas no local, a existência de grande quantidade de matéria orgânica que reduz drasticamente o oxigênio da água. Com isso, realizamos a inspeção e notificamos os moradores dos imóveis para que providenciem a ligação à rede de esgoto”, afirmou a Secretária de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk.
Ainda de acordo com a secretária, foi sugerida uma força-tarefa para orientar os moradores e proprietários de bares e restaurantes da região.
Serviços – A Secretaria de Meio Ambiente orienta os moradores a observarem a conta de água da SABESP. Logo abaixo aos dados, há o item Tipo de Ligação (TL), que indica quais serviços têm no imóvel. Caso esteja discriminado apenas água, há indícios de que seu imóvel não tenha ligação na rede de esgoto. Nesse caso, procure a SABESP pelo telefone (11) 3388-8000 (WhatsApp) ou a agência do Poupatempo, de segunda a sexta, das 9h às 17h00 e aos sábados, das 9h às 13h, ou ainda a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4033-1870 ou presencialmente na Rua Albino Dantas, s/n – Centro (Jardim Público). Se estiver discriminado “Água e Esgoto; é sinal que seu imóvel está com correta ligação de água e esgoto.