Na quarta-feira (7) a Prefeitura de Bragança Paulista e o CONCIDADE (Conselho Municipal da Cidade e de Política Urbana de Bragança Paulista) realizaram a Reunião Pública para a apresentação da proposta de revisão do Código de Urbanismo do município aos membros do CONCIDADE e demais interessados. A reunião foi realizada na Escola Municipal Scyla Médici no Jardim Recreio
Durante o encontro, o corpo técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Raphael Bischof dos Santos, Natasha Mincof Menegon e Margareth Matiko Uemura, fizeram a apresentação dos produtos e esclareceram sobre a metodologia dos estudos do Código de Urbanismo.
“A revisão do Código de Urbanismo está reavaliando toda a estrutura urbanística, ambiental, de mobilidade urbana, as questões de construções, além do uso e ocupação do solo do município de Bragança Paulista. Escolhemos a Escola Municipal Scyla Médici para realizar o encontro, para prestigiar a região do município, além de ser um bairro que tem grande interferência do Código de Urbanismo, sempre respeitando os limites propostos e vigentes do atual Plano Diretor da cidade”, disse a Secretária Municipal de Planejamento e Vice-Presidente do CONCIDADE, Camilla Gallucci Tomaselli.
Foi agendada para o dia 12 de dezembro, às 18h, no Anfiteatro do Prédio Central da USF (Universidade São Francisco), a Audiência Pública para a apresentação da revisão do Código de Urbanismo.
O Código de Urbanismo é o principal instrumento para vincular parâmetros de parcelamento do solo, usos permitidos e ocupação no território e o zoneamento. Cada zona incide sobre uma parte do território e orienta-se por objetivos próprios, adotando parâmetros que definem um modelo de cidade.
Participaram da reunião a mesa diretora do CONCIDADE formada pelo Presidente, Walter Alessandri; Vice-Presidente, Camilla Gallucci Tomaselli; Primeira Secretária, Isadora Centofanti; e Segundo Secretário, André Caramaschi; o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF, Dilnei Lorenzi; Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno, representando o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
Também estiveram presentes a Promotora de Justiça de Meio Ambiente, Habitação, Patrimônio Público e Urbanismo , Kelly Cristina Alvares Fedel; o Professor da USF (Universidade São Francisco), Décio Luiz Pinheiro Pradella; representantes das Secretarias Municipais de Planejamento, Cultura, Esportes, Meio Ambiente e Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação; e diversos técnicos das áreas de arquitetura e urbanismo, população em geral e empreendedores do município de Bragança Paulista e região.
Interessados em participar podem enviar sugestões pelo e-mail oficial eivriv.pmbp@gmail.com para análise da comissão e posterior retorno às demandas.