“ Quanto mais a sociedade se distancia da verdade, mais ela odeia aqueles que a revelam .” (George Orwell)
RETROCESSO
O projeto de construção da via perimetral elaborado pela prefeitura, sofreu mais um golpe por causa da demora da liberação das licenças ambientais ainda não decididas pela Justiça. No dia 11 de novembro, o subsecretário de Convênios,da Secretaria Regional de Desenvolvimento, Jesse James Latance, oficiou o prefeito Amauri Sodré da Silva, solicitando a devolução (e rescisão do convênio) da verba de R$300 mil liberada em setembro de 2020 para as obras da rodovia Perimetral .
Acontece que o impasse criado sobre a liberação das licenças ambientais foram judicializadas e a demora da decisão judicial impediu, e continua impedindo, o início das obras e consequente aplicação da primeira das seis parcelas do convênio. Com o dinheiro parado nos cofres da prefeitura durante dois anos e seis meses e sem início das obras, a Secretaria Regional “considerou o fato de os recursos estaduais ficarem tanto tempo sem destinação, obstrui a consecução do interesse público, para o qual foi conferida a autorização governamental”, esclareceu Jesse Latance.
Isso significa que todo o trabalho da prefeitura, do deputado Edmir Chedid dedicado a obra nos últimos 3 anos, volta a estaca zero, devido ao impasse com as licenças ambientais
De qualquer forma quem perde com toda essa celeuma é a cidade, a população que está sendo privada de uma das mais importantes obras de infraestrutura viária urbana dos últimos 50 anos. Lamentável.
PÓS ELEIÇÃO
Depois de 2 de outubro o ambiente político no País esquentou. A direita, agora organizada, continua na rua manifestando sua indignação com a situação . O povo a cada dia aumenta sua participação nos protestos. Parte da imprensa foi censurada pelo TSE, num ato ditatorial pior que a censura do regime militar. Censura a emissoras de rádio e TV, redes sociais tiraram jornalistas e radialistas do ar e cancelaram temporariamente profissionais nas redes sociais. Tudo porque o TSE, por meio de seu presidente, Alexandre de Morais, não admite que os jornalistas das emissoras censuradas dissessem que Lula é descondenado, ladrão e outros adjetivos. Os jornalões, Folha de S. Paulo, Estadão, Portal Uol e outros, em atividade intensa pró candidatura do petista , execraram o presidente Bolsonaro, fecharam os olhos às verdades e a tudo mais que pudessem informar e esclarecer o eleitorado brasileiro, por arranhar a itentona, hoje vencedora, do PT. A imprensa brasileira sofreu um terrível golpe da esquerda durante as eleições. Ano que vem, depois da posse do presidente eleito, essa esquerda maquiavélica vai tentar de toda forma regular os órgãos de imprensa, como já tentaram no primeiro governo de Lula. Se isso acontecer será o fim da liberdade de imprensa e a continuidade da ditadura iniciada com as decisões do TSE nos casos da Jovem Pan e muitos jornalistas, blogs e sites. Que Deus nos ajude !
SILÊNCIO
A classe política local está silente. Bragança parece não ter um líder político à sua altura, com exceção do deputado Edmir Chedid, herdeiro natural do saudoso prefeito Jesus Chedid, que exerce sua liderança na região bragantina há mais de 50 anos.
Não se vislumbra ninguém com prestígio, experiência e capacidade de liderança para fazer a saudável oposição na próxima eleição municipal. O que tem por aí são aventureiros aposentados que não tendo mais nada para fazer querem brincar de política. Outros não passam de franguinhos de jacá, carregados de ódio e espírito de vingança que podem se aventurar a disputar a prefeitura em 2024.
Com relação ao prefeito Amauri Sodré, (que está fazendo uma ótima gestão) e há mais de 30 anos acumula muita experiência e popularidade por sua atuação como professor, ex-vereador e vice prefeito de Jesus Chedid, por vários mandatos, penso que é a única liderança atuante da velha guarda da política local, considerando que o ex-prefeito José de Lima, hoje mega empresário da indústria de alimentos para pets e do setor imobiliário, se distanciou da da atividade política .
Porém, é possível que haja revelações até 2024. Aguardemos.
REFLEXÃO- SALMO 45 – 1:17
1 O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor.
2 Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.
3 Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade.
4 E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis.
5 As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti.
6 O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.
7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
8 Todas as tuas vestes cheiram a mirra e aloés e cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram.
9 As filhas dos reis estavam entre as tuas ilustres mulheres; à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir.
10 Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai.
11 Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o.
12 E a filha de Tiro estará ali com presentes; os ricos do povo suplicarão o teu favor.
13 A filha do rei é toda ilustre lá dentro; o seu vestido é entretecido de ouro.
14 Levá-la-ão ao rei com vestidos bordados; as virgens que a acompanham a trarão a ti.
15 Com alegria e regozijo as trarão; elas entrarão no palácio do rei.
16 Em lugar de teus pais estarão teus filhos; deles farás príncipes sobre toda a terra.
17 Farei lembrado o teu nome de geração em geração; por isso os povos te louvarão eternamente.