Depois de sete partidas sem perder para o Flamengo, o Bragantino foi goleado no Maracanã no sábado (1), por 4 x 1, mas atuou com apenas 10 jogadores desde os 3’ do primeiro tempo. Por obra e infantilidade do lateral Luan Cândido, que cometeu pênalti e acabou expulso. Embora Gabigol tenha perdido a cobrança, a partida para o Bragantino terminou ali, pois mesmo com time completo era questão de tempo o Flamengo chegar à marcação de gols. O que aconteceu aos 11’, numa enfiada de bola perfeita de Arrascaeta, que Gabigol mandou às redes.
Há, no entanto, que se louvar a entrega dos dez que permaneceram em campo, que mesmo sem conseguir atacar, mostraram um sistema defensivo coeso, que não permitiu ao rubro-negro ampliar. E, nesse meio tempo, brilhou o goleiro Cleiton, que evitou uma goleada ainda maior. E o retrato do jogo foi o Flamengo sufocando e o Massa Bruta se defendendo.
E como desgraça pouca é bobagem, o lateral Andrés Hurtado, que entrou para recompor a defensiva, se machucou 20 minutos depois, obrigado o técnico a mais um improviso, com Eric Ramires. O sacrificado foi Hyoran, que não ficou nem 10 minutos em campo.
Etapa final – Surpreendentemente o Bragantino empatou logo a 1’ da etapa complementar, depois que Vidal cometeu pênalti em Eric Ramires, que Helinho cobrou.
O Bragantino resistiu como lhe foi possível, durante 70 minutos. Mas Arrascaeta e Pedro brilharam a partir dos 20’ e liquidaram a fatura, com três gols de Pedro.
Atuações – Seria insanidade atribuir notas aos jogadores do Bragantino, que foram prejudicados pelo lateral Luan Candido. O Bragantino não jogou, se defendeu, lutou uma luta que já seria inglória mesmo com 11 jogadores.
Amanhã o time volta a campo, no Nabizão, para enfrentar o Cuiabá, pela 30ª rodada.
FLAMENGO 4 x 1 BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro Série a – 29ª Rodada
Local: Estádio Mário Filho (Maracanã), Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1º de outubro de 2022 (sábado, 19 horas)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS) – Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS-Fifa) e Michael Stanislau (RS)
Público: 44.558 pagantes – Renda: R$ 2.079.219,25
Cartão amarelo: Arrascaeta (Flamengo)
Cartão vermelho: Luan Cândido (Bragantino)
Gols: Gabigol aos 11’, Pedro aos 65’, aos 69’ e aos 70’ (Flamengo) e Helinho (p) aos 46 minutos (Bragantino)
FLAMENGO: Santos; Rodinei (Varela), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas;
Thiago Maia (Everton Cebolinha), Vidal, Everton Ribeiro (Matheus França) e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabriel e Pedro (Marinho). Técnico: Dorival Júnior.
BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul (Praxedes), Lucas Evangelista e Hyoran (Andrés Hurtado) (Eric Ramires); Artur, Carlos Eduardo (Jadsom Silva) e Helinho (Sorriso). Técnico: Maurício Barbieri.