A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bragança Paulista, representada pelo Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, acompanhado da Subcomandante da GCM Andrea Ap. da Silva Cardoso e do Corregedor da GCM Alan Tomaz Raponi, esteve presente no COPOM (Central de Operações da Polícia Militar) na sede do CPI-2, em Campinas.
Na ocasião, participaram da reunião com o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo e General do Exército, João Camilo Pires de Campos, a convite do Dr. José Henrique Ventura, Diretor do DEINTER II (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior) e do Coronel PM Rodrigo Arena, Comandante do Policiamento do Interior II.
No encontro foram expostas as ações do Governo do Estado de São Paulo, que aponta os resultados positivos da Secretaria de Segurança Pública com o trabalho das forças de segurança.
O General Campos salientou sobre a integração das forças de segurança e a importância das Guardas Civis Municipais nesse processo, destacando a relevância dos Gabinetes de Gestão Integrada (GGI’s). Em Bragança os membros do GGI, se reúnem mensalmente para traçar metas e ações para a segurança pública do município. Recentemente, foi reafirmada pelo poder judiciário a importância das ações da GCM que atua junto ao GGI da cidade. Além de, recentemente, o Superior Tribunal Federal (STF) entender que a GCM pode e deve agir em caso de suspeito que se encontre em flagrante delito, indo contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça que evidenciou que a GCM não tem poder de polícia.
Após a reunião, o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Bertin conheceu as instalações do COPOM de Campinas, onde são recebidas as ligações da área de Bragança Paulista para as instituições da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.