Rogério Machado
O uso de amuletos é coisa muito antiga, é um hábito intricado em meio a humanidade desde seus primórdios. Quem crê e usa, acredita que amuletos podem livrá-los de olho gordo, mau olhado, inveja, energia negativa, etc. E mais, alguns acreditam também que podem obter sorte e proteção com o uso deles.
Os amuletos são diversos, de várias formas, modelos e tamanho. Há as famosas fitinhas do “Senhor do Bonfim” e as fitinhas vermelhas da cabala (vertente mística judaica). A primeira de algodão, a segunda de lã, mas ambas deverão ser amarradas no pulso ou tornozelo e deverão cair naturalmente com o uso. Há ainda o pé de coelho, ferradura, figa, patuá, olho turco, cristais e balangandãs esotéricos.
Muitos famosos utilizam objetos para lhes dar ânimo, força de vontade, confiança, sorte, etc. São muitos os que se utilizam desses amuletos para que a vida lhes sorria. E, eles não escondem isso.
Por exemplo: A cantora e atriz mexicana Paulina Rubio usa uma pulseira com nós de cor vermelha para afastar o mau olhado; muito parecido com Madonna que guia-se pelos ensinamentos de cabala (a ciência oculta ligada ao judaísmo) e, por isso, também usa uma pulseira com uma corda vermelha. Outros famosos usam uma pulseira chamada shamballa que, segundo dizem, trazem sorte e afastam as energias negativas. É o caso de Beyoncé, Alessandra Ambrósio e Adriana Lima. Já Sabrina Sato usa um pingente de ferradura de cavalo, enquanto que a estilista Andrea Marques tem na sua casa um canto de oração com dois budas que ganhou da avó. É a eles que a carioca agradece todos os dias e para quem faz suas preces.
Amuletos não têm cor ou status social e muita gente acredita e usa. Mas, o que será que as pessoas desejam, de fato, quando amaram, penduram e se utilizam desses amuletos?
Se a resposta a essa pergunta for confiança em algo ou alguma coisa, preciso dizer que a Bíblia nos orienta a confiarmos somente em Deus, que provê não só o livramento, mas também se preocupa com nosso bem-estar. Ela nos orienta também a andarmos conforme os ensinos nela revelados: “Deus é nosso refúgio e fortaleça, socorro presente bem presente na angústia” “Não deixe de falar e meditar na Bíblia dia e noite. Faça conforme tudo quanto nela está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” – Salmos 46:1 e Josué 1:7.
Assim, ao invés de crença em amuletos diversos é preciso crer na a Bíblia. Ao invés de medo do que possa acontecer deveria haver confiança no Senhor. Ao invés de crença na sorte deveria haver confiança na benção de Deus!
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd. Planejada 2 – prrogeriomachado@yahoo.com.br