Com a proposta de promover a competitividade das micro e pequenas empresas, o Sebrae abre inscrições gratuitas para o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) em Jundiaí e região. O projeto atende os pequenos negócios formalizados com CNPJ ativo que estejam em um momento empresarial de busca pelo desenvolvimento de novos produtos, serviços ou modelo de negócios para aumento de produtividade.
Ao todo são 180 vagas para MEs (Microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de setembro, último ciclo de atendimento de 2022. Podem se inscrever empresas dos municípios de Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista.
A metodologia utilizada no ALI é inspirada no processo de desenvolvimento de novas soluções por meio de uma pesquisa das necessidades dos clientes, analisando alternativas que poderiam ser ocupadas por produtos e serviços inovadores que hoje não são atendidos pelas soluções já existentes no mercado.
O foco estará nas empresas que se encontram com dificuldades em alavancar seu faturamento por terem alcançado um estágio em que os produtos e serviços atuais já chegaram a um limite de participação, auxiliando o empreendedor a lançar novas soluções e ampliar sua participação no mercado. O projeto contempla ainda atividades coletivas e acompanhamento individual realizado por um ALI (Agente Local de Inovação), com a supervisão de especialistas do Sebrae.
Para a gestora do programa em Jundiaí, Silvia Della Matrice, um dos principais requisitos para crescer ou sobreviver em meio à concorrência, a inovação, muitas vezes é um tabu. No entanto, todo empreendedor pode e precisa inovar. Para isso, é preciso entender bem do que se trata e como funciona esse processo: “O agente ALI acompanha a inovação prática que o empresário precisa, resolvedores reais ampliando e conectando-o com pessoas e oportunidades”, destaca.