A expectativa do comércio local com relação às vendas para o Dia dos Pais é bem mais modesta que aquela verificada no ano passado. Agora, a data, que será comemorada neste domingo (14), deve ter um aumento de até 4%, segundo estimativa do setor.
Levantamento feito pela reportagem junto a lojistas e consumidores, mostram que o desejo dos filhos em presentear os pais é de 67%, enquanto em 2021 cerca de 61% compraram presentes.
Entre os segmentos do comércio o percentual varia. Lojas de roupas, calçados e acessórios têm projeção maior nas vendas, de até 11%, cosméticos e perfumes (8%), joias, relógios, livros e ferramentas (7,5%), bebidas e artigos esportivos (6%), eletrônicos e celulares (4,5%).
O pessimismo fica por conta dos restaurantes, pois os preços praticados, por conta da inflação, afugentam o consumidor e aquele almoço especial, pelo menos a maioria deles, será realizado no lar.
O valor médio do tíquete esperado por lojistas varia entre R$ 150 e R$ 200 por pessoa. Outra tendência é que a maioria parcele o pagamento usando, pela ordem, cartão de crédito, de débito, o PIX e em dinheiro.
O Dia dos Pais é a primeira data de uma série de outras que são consideradas essenciais para os comerciantes. Depois virão Dia da Criança, Black Friday, Dia das Mães, Copa do Mundo e Natal.