Imagine um espaço que harmoniosamente reúne natureza, tecnologia, equipamentos modernos e digitais, atividades educativas e muito conhecimento sobre o processo produtivo e do uso eficiente da energia elétrica. É assim que o Espaço Energia, da Energisa Sul-Sudeste, tem encantado seus visitantes.
Instalado no coração da Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista, nesta quarta-feira (27), o Espaço Energia recebeu estudantes, educadores e profissionais da imprensa para uma experiência diferenciada na infraestrutura organizada em contêineres pedagógicos, salas climatizadas e ambientes interativos e imersivos.
A analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia de Cezar Peres, explica que o projeto moderno e sustentável faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), por meio da Energisa. O local permite aos visitantes uma experiência única de aprendizado, lazer e entretenimento, com atividades educativas que possibilitam uma interação com a história e os conceitos de energia elétrica e suas práticas de conservação, utilização racional dos recursos e meio ambiente.
“Com esse projeto educacional, estamos disseminando os conceitos básicos do uso eficiente e seguro da energia elétrica, proporcionando aos alunos, educadores e demais visitantes a oportunidade de conhecerem, de forma bem dinâmica e interativa, o processo evolutivo da produção da energia elétrica, as fontes alternativas de energia, novas tecnologias e, ainda, desenvolverem hábitos que contribuem para o uso eficiente da energia e dos recursos naturais. Para isso, o Grupo Energisa investiu nesse espaço, em parceria com a Fazenda Serrinha, que tem sido muito elogiado por todos que já passaram por aqui”, destaca.
São 10 mil metros quadrados de área construída em meio à natureza da Fazenda Serrinha. Do interior dos containers pedagógicos, o Espaço Energia proporciona uma visita guiada por monitores especializados, aos ambientes dedicados à explanação das energias primitivas, criativas, do dia a dia, renováveis e do futuro. Ao passar por cada um deles, o visitante aprende de maneira lúdica e divertida, através de vídeos interativos, maquetes, obras de arte, experiências demonstrativas, games e muito mais.
Por meio de parcerias com prefeituras da região, o Espaço mantém um cronograma de visitas de estudantes da rede municipal de ensino que têm a oportunidade de conhecer o local e, após o aprendizado, são estimulados a desenvolverem projetos sustentáveis que possam ser aplicados no dia a dia de suas escolas e comunidades, viabilizando o compartilhamento do conhecimento e de práticas sustentáveis.
Eficiência Energética – Além do Espaço Energia, nos últimos 4 anos a Energisa Sul-Sudeste já destinou mais de R$ 5 milhões para projetos de eficiência energética em Bragança Paulista e em municípios da região Sul de Minas Gerais dentro de sua área de concessão, e tem previstos mais de R$ 1 milhão para ser investido ao longo do ano de 2022.
Na lista desses projetos aprovados e regulamentados pela Aneel estão melhorias na iluminação pública em pontos específicos de Bragança Paulista e nos municípios mineiros de Camanducaia e Cambuí; investimentos no sistema de iluminação, aquecimento solar e instalação de energia fotovoltaica de entidades como Vila São Vicente de Paulo em Bragança, CCI São João Batista em Pinhalzinho, Hospital Senhor Bom Jesus de Bueno Brandão, Santa Casa de Camanducaia.
A Energisa empregou recursos ainda em projetos de eficiência energética no Hospital Universitário São Francisco de Assis (HUSF), na Universidade São Francisco (USF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Bragança Paulista, além de projetos com grandes empresas como Fagor, Max Gear e Bauducco.
Por fim, dentro das ações de PEE, a Energisa Sul-Sudeste substituiu 200 padrões de energia para famílias de baixa renda em Bragança Paulista. O projeto foi realizado com o intuito de proporcionar segurança aos moradores, eliminando os riscos de acidentes ocasionados por instalações elétricas irregulares ou inadequadas, contemplando famílias dos bairros Águas Claras, Henedina Cortez, Jardim Recreio, Hípica Jaguari, Jardim Fraternidade, Planejada 1, Planejada 2 e Planejada 3.
“Nosso propósito é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio da melhoria e modernização de equipamentos e processos dos clientes finais, trazendo benefícios para toda a sociedade. Esses investimentos também contribuem para o desenvolvimento dos municípios, além de reduzir as despesas com energia elétrica do poder público e entidades beneficiadas”, finaliza Ana Letícia.
Sobre a Energisa – Com 117 anos de história, a Energisa é o maior grupo privado com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável.
Nosso portfólio abrange 11 distribuidoras, 11 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re) energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira do nosso setor no mercado de contas digitais.
Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 862 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.