A Administração Municipal deu início as obras de restauração de mais um prédio histórico, desta vez a Estação Ferroviária do Curitibanos.
Na última semana, após a limpeza externa e fechamento da obra com tapumes, foi iniciada a remoção da cobertura e a desconstrução de uma pequena edícula em alvenaria fora do padrão da estrutura. A cobertura será substituída por completo, por telhas de barro tipo francesas sobre nova estrutura de madeira.
O projeto inclui remoção das janelas, portas, pisos cerâmicos, assoalhos e cimentados, que serão substituídos por esquadrias novas em madeira no mesmo modelo. Será feito novo piso interno no padrão assoalho e recuperação das paredes internas, das instalações elétricas e hidráulicas.
A revitalização prevê também o restauro dos tijolos aparentes, do letreiro da fachada e novas estruturas de quiosques e um sanitário externo com estrutura no mesmo padrão. Haverá ainda estacionamento e acessibilidade.
A empresa responsável pela execução é a Urban Obras e Comércio Ltda e a obra faz parte do “Mega Pacote” anunciado este ano pela Prefeitura, que engloba grandes investimentos.
Uma vez concluídos os trabalhos de restauro, será aberta licitação para a concessão do espaço, nos mesmos moldes da Estação do Guaripocaba. A previsão é de que haja no local um restaurante e outros atrativos, como a história da ferrovia, do café e o desenvolvimento de Bragança Paulista.