Bragança Paulista se tornou referência em nível estadual na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para os jovens. Atualmente, o município possui um completo e moderno polo educacional para atender a demanda dessa população, com faculdades estaduais e federais que são reconhecidas pela excelência do processo de formação e também pela garantia de empregos.
O município possui a Faculdade de Tecnologia “Jornalista Omair Fagundes de Oliveira” (Fatec), que oferece diversos cursos, como o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Gestão Financeira, Gestão da Tecnologia da Informação e Logística. A unidade de ensino foi inaugurada em 2014 após reivindicação do deputado Edmir Chedid (União) ao governo.
“À época, mais de R$ 14 milhões em investimentos para garantir os cursos gratuitos de formação profissional para os estudantes de Bragança e demais municípios do entorno. Uma grande conquista à comunidade, fundamental para que a cidade se tornasse uma referência no ensino público em todo o Estado de São Paulo”, disse o parlamentar.
Além da Fatec, Edmir Chedid conseguiu ainda aos estudantes uma unidade da Escola Técnica Estadual (Etec), que será implantada para atender a demanda por cursos aos estudantes do Ensino Médio. “Esta será mais uma oportunidade aos estudantes. Em breve, esta unidade oferecerá cursos de formação profissional para atender o mercado de trabalho”, comentou.
Desenvolvimento – O parlamentar lembrou que o município também tem o Instituto Federal, com cursos técnicos aos estudantes do Ensino Médio e de graduação em Engenharia de Controle e Automação, licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Uma faculdade federal com cursos gratuitos voltados aos jovens que buscam emprego”, afirmou.
O Polo Educacional de Bragança Paulista ainda é composto por unidades do Senai, Unifaat, Universidade São Francisco (USF), FESB, além dos cursos gratuitos oferecidos pela prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade. “Apesar das conquistas, sigo defendendo mais investimentos aos estudantes do município”, concluiu Edmir Chedid.