O Projeto de Educação Financeira desenvolvido nas escolas municipais de Bragança Paulista foi destaque nacional na Revista Educação Financeira em Foco, do Instituto Brasil Solidário (IBS).
O município formou 60 novos educadores no projeto e 3.500 alunos já participam ativamente das atividades de Educação Financeira, através do jogo Piquenique. Além disso, os mediadores da Secretaria Municipal de Educação organizam formações presenciais e on-line para coordenadores e professores de Ensino Fundamental, a fim de capacitá-los para o trabalho com Educação Financeira nas escolas. Hoje, todas as 39 unidades de Ensino Fundamental aplicam a Educação Financeira para alunos dos 4º e 5º anos.
O projeto é uma parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS). Com os Jogos Piquenique, o projeto proporciona a compreensão de conceitos financeiros importantes, como poupar e investir. Além de discutir sobre tomada de decisões conscientes e sustentáveis, provoca reflexões sobre como estas escolhas podem impactar positiva ou negativamente na vida do aluno e no ambiente que os cerca, considerando o contexto, seus sonhos e objetivos, tudo isso através do uso de jogos.
“Recebemos relatos de que a Educação Financeira e a utilização do jogo Piquenique provocaram mudanças de comportamento dos alunos, especialmente em relação à tomada de decisões e importância do poupar. É algo fantástico, principalmente em um cenário de atraso educacional decorrente da pandemia”, disseram as mediadoras do projeto, Carina Tavares e Jaqueline Stephanie Mori da Silva.
Para o Secretário Municipal de Educação, Prof. Adilson Moreira Condesso, o projeto visa incentivar uma cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente. “É um projeto importante que contribui para a formação de uma sociedade mais responsável e comprometida com o futuro”, ressaltou.
FOTO:SECOM