“Uns nos querem mal, e fazem-nos bem. Outros nos almejam o bem e nos trazem mal”. ( Rui Barbosa )
REPLICANDO
Estou replicando hoje o editorial de sábado passado com ajustes necessários no texto para preservar a verdade e a história de alguns fatos ocorridos durante a trajetória da vida política do prefeito Jesus Chedid.
Insubstituível, inigualável
Com ele a história de Bragança e região ficou mais rica. A história do principal líder político da região, Jesus Chedid, se confunde com todas as cidades que envolvem a bragantina e o Circuito das Águas. Nesse contexto destacam-se Bragança Paulista e Serra Negra. Cidades que Jesus governou.
Quando foi nomeado prefeito de Serra Negra em 1973, pelo governador Laudo Natel, Jesus, com apoio do irmão deputado, Nabi Abi Chedid, transformou a cidade em estância hidromineral tornando-a um dos principais polos de desenvolvimento do turismo do Circuito das Águas, atraindo investidores do setor e turistas do mundo todo. Governou a cidade por cinco anos e seis meses, ou seja, até o dia 2 de junho de 1979. A partir de então Serra Negra se tornou o ícone turístico do Circuito das Águas e Região Bragantina. Seu legado, político e administrativo, próspera até hoje e a cidade, governada por seu filho Elmir Kalil por duas vezes, 1997/2000 e eleito em 2020 para o mandato de 2021/2024.
Três anos depois de deixar a prefeitura de Serra Negra, Jesus Chedid passou a atuar mais intensamente em Bragança Paulista, agregando sua liderança ao centralizar aqui à campanha do irmão, deputado Nabi Abi Chedid. A partir de 1982, nos bastidores, o meio político local começou a ser transformado com sua atuação e estruturação de novo grupo político mais presente no dia-dia da cidade e no próprio Clube Atlético Bragantino, instituição que se mantém viva até hoje graças a família Chedid, apesar de ter sido agregada ao novo modelo mundial de administração do futebol e a marca comercial internacional, a Red Bull.
A história de Jesus Chedid e suas ações, tanto no Clube Atlético Bragantino ao lado do irmão Nabi, como na administração da cidade que governou por cinco mandatos de prefeito, é inigualável.
Como prefeito eleito para seu primeiro mandato em 1992, iniciou o processo de saneamento dos ribeirões, do saneamento básico da cidade, exigindo maior e mais contundente ação da vigilância sanitária nos estabelecimentos comerciais que manuseiam alimentos e a todos ligados à saúde da população, com rigor absoluto de higiene por meio de fiscalização implacável.
O prefeito Jesus, por meio dos mecanismos que dispõe a Prefeitura, implantou novos hábitos saudáveis à população e na administração do erário. Estancou o desenvolvimento desordenado, implantado política organizada para implementar a construção, em parceria com o Estado, de habitações populares e loteamentos particulares. Combateu ferozmente a corrupção, influenciando os meios de comunicação a olhar destemidamente para a liberdade de imprensa, fator que acuou políticos e agentes públicos desonestos. A imprensa de Bragança sobrevive hoje devido ao respeito que o prefeito Jesus sempre nutriu aos veículos de comunicação que praticam o bom jornalismo, com responsabilidade e voltado exclusivamente ao bem comum.
Em cinco mandatos o prefeito Jesus, sempre ladeado pela primeira-dama Profa. Marilis Reginato Abi Chedid, seu esteio maior nas empreitadas e na vida, pelos filhos Elmir, Edmir, André e Érika e pelo inesquecível deputado Nabi, transformou Bragança Paulista em uma cidade promissora em todas áreas, preservando e melhorando a qualidade de vida, a segurança pública, a educação, saúde, etc.
Jesus Chedid, morto ontem em consequência de uma broncopneumonia, deixa um legado inigualável para todos nós e para a vida pública.
Foi mestre de muitos e, como prefeito, líder político e ser humano insubstituível!
Por capricho do destino, quis Deus que Jesus deixasse a prefeitura e a vida, no mesmo dia em que deixou a prefeitura de Serra Negra, cidade que também amava: 2 de junho.
Sinceramente, neste momento que escrevo este texto, confesso não ter emocional, nem raciocínio de memória para externar tudo o que Jesus fez por Bragança e seu povo.
Em nome de meus filhos, netos e da equipe da Gazeta Bragantina, só uma palavra resume nosso reconhecimento: Gratidão !
SAMBA DO CRIOLO DOIDO
Os partidos políticos de maior expressão, como o União Brasil, PSDB MDB, estão batendo cabeça para escolha de candidatos a governador. Nesta semana (dia 9) o presidente do União, Luciano Bivar anunciou que o partido não vai apoiar o governador Rodrigo Garcia (PSDB), sinalizando o desembarque do grupo que pretende viabilizar a terceira via. Desta forma, em São Paulo, o candidato tucano ficou com a brocha na mão. O mesmo aconteceu com o candidato a governador da Paraíba.
O apoio do PSDB ao MDB em nível nacional efetivou o desembarque do União do grupo terceira via. O candidato do União a presidente, Luciano Bivar, pretendia o apoio PSDB e MDB a sua candidatura.
Além desse fato, Bivar justificou que não pode fazer aliança com partidos que discordam de seu projeto econômico que tem como carro chefe a criação do imposto único, como é o caso do PSDB e MDB.
No mesmo dia Bivar afirmou que tem recebido sinais do candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad e que vai conversar com ele. Disse também que vai conversar com Tarcísio Gomes de Freitas (PSC) candidato de Bolsonaro ao governo de São Paulo.
REPERCUSSÃO
No caso de o União Brasil apoiar Haddad, a situação de suas lideranças políticas do interior ficará esquisita. Bom lembrar que o União surgiu da fusão do DEM (antigo PFL) e PSL, históricos inimigos do PT.
Pelo menos na Região Bragantina e Circuito das Águas, não consigo visualizar as lideranças do União Brasil no palanque do PT. Mais plausível no palanque do PSC de Tarcísio Freitas. Ai sim haveria uma certa lógica. Acontece que em política, às vezes, a lógica é o improvável.
BOA SORTE
Desejo ao prefeito Amauri Sodré da Silva, que assumiu o cargo nesta semana, uma profícua continuidade da gestão que vinha praticando ao lado de Jesus Chedid. Sua experiência e honestidade dão tranquilidade à população assim como Jesus Chedid nos deu. Boa sorte!
REFLEXÃO : SALMOS 43:1-5
1-Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.
2-Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
3-Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.
4-Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
5-Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.