Com uma equipe alternativa, mas que precisou de alguns titulares na etapa final, o Bragantino empatou na noite desta segunda-feira (11) com o Juventude, partida disputada no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Foi a estreia de ambos no Brasileirão.
O alviverde gaúcho iniciou o primeiro tempo com uma marcação forte e pressão na saída de bola. O Bragantino limitava-se a trocar passes em sua intermediária, sem oferecer perigo. Em menos de 10 minutos foram quatro finalizações do Juventude, através de Paulinho Moccelin, Ricardo Bueno, Chico Kim e Capixaba.
Mas foi o Bragantino quem abriu o marcador, aos 11′, em jogada que Lucas Evangelista arriscou um chute a gol, a bola desviou na cabeça de Miguel e tirou qualquer chance de defesa do goleiro César.
Já sem o ímpeto inicial, o time da casa só conseguiu reagir aos 29′, quando Jadson lançou Rodrigo Soares pela direita, o lateral Ramon não foi na jogada e permitiu o cruzamento, que acabou desviando em Renan e a bola foi morrer no fundo da meta de Cleiton.
O Bragantino voltou com maior ímpeto para a etapa complementar, porém sem produzir jogadas de perigo. O Juventude só conseguiu chegar ao desempate aos 23′, através de Óscar Ruiz, que acabara de entrar, aproveitando lançamento feito por Rodrigo Soares para virar o marcador. Léo Realpe falhou na jogada.
Em desvantagem, o técnico Maurício Barbieri recorreu a alguns titulares que estavam no banco para aumentar o poder de fogo do time: Hyoran, Helinho, Ytalo e Jadson Silva foram a campo, e embora pressionasse pelo gol de empate, que quase saiu aos 18′, depois do cruzamento na medida de Bruno Tubarão para Praxedes que, sozinho, cabeceou para fora, só veio aos 43′, quando Hyoran lançou para o interior da área, o zagueiro Renan desviou para o gol, a bola bateu nas costas de Thalisson e entrou no cantinho direito da meta de César.
Esse o retrato da partida, que tecnicamente foi fraca, porém a se considerar que o Massa Bruta jogou a maior parte do tempo com uma formação alternativa.
O Bragantino volta a campo no domingo, em Bragança, para enfrentar o Atlético Goianiense.
JUVENTUDE 2 x 2 BRAGANTINO
Campeonato Brasileiro Série A – 1ª rodada – 1º turno
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Data: 11 de abril de 2022 (segunda-feira – 20 horas)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR) – Assistentes: Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR) e Rafael Trombeta (PR) – Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Paulo Miranda, Rafael Forster e Yuri Lima (Juventude) e Cleiton, Léo Realpe, Miguel, Jadsom Silva e Alerrandro (Bragantino)
Renda e público: Não divulgados
Gols: Miguel aos 11′ e Renan aos 88′ (Bragantino) e Renan (contra) aos 29′ e Óscar Ruiz aos 68′ (Juventude)
JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Paulo Miranda (Thalisson), Rafael Forster e Busanello; Yuri Lima (Darlan), Jadsom e Chico (Edinho); Capixaba (Óscar Ruiz), Ricardo Bueno (Pitta) e Paulinho Moccelin. Técnico: Eduardo Baptista.
BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado, Léo Realpe, Renan e Ramon; Lucas Evangelista, Praxedes (Hyoran) e Miguel (Jadsom Silva); Carlos Eduardo (Sorriso), Alerrandro (Ytalo) e Bruno Tubarão (Helinho). Técnico: Maurício Barbieri.