Os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina poderão integrar o Programa Rotas Gastronômicas SP, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo e Viagens. A iniciativa, fundamentada na Indicação 1636/2022, do deputado Edmir Chedid (União), tem por objetivo garantir mais investimentos e promover o desenvolvimento do setor em nível regional.
De acordo com o parlamentar, o Programa Rotas Gastronômicas SP foi instituído para retratar o caminho percorrido pelos produtos da terra, ao longo das estradas e rodovias, até chegar à mesa do consumidor. “Afinal, a gastronomia é um importante instrumento de fomento ao turismo e também para o desenvolvimento econômico dos nossos municípios”, comentou.
Atualmente, o Programa Rotas Gastronômicas SP é formado pela Baixada Santista e Litoral Norte; pelo Circuito das Frutas, Águas e Flores Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes; pelo Vale do Paraíba e Mantiqueira e pelo Vale do Ribeira. “O Circuito das Águas e a Região Bragantina possuem todos os requisitos necessários para integrarem uma única região”, declarou.
Na Indicação 1636/2022, Edmir Chedid solicita a “adoção das medidas necessárias para estabelecimento de uma rota gastronômica específica”, que inclua todos os municípios, como Bragança Paulista. “O documento apresentado à Assembleia Legislativa também foi enviado ao governador Rodrigo Garcia (PSDB), que sempre se demonstrou favorável à iniciativa”, concluiu.