Representantes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Victor Garcia e Iara Curi, foram recebidos na quinta-feira (31) na Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, pela titular da Pasta, Sandra Teixeira. Na oportunidade foi acertada a realização de um curso de auxiliar de eletricista para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O curso já foi realizado em 2019 e não paralisado nos dos últimos devido a pandemia da Covid-19.
Com duração de 160 horas, o curso está agendado para o segundo semestre de 2022 e as inscrições ocorrerão entre maio e junho. Serão 20 vagas e as aulas ministradas no próprio Instituto Federal de São Paulo, localizado no bairro São Miguel.
A estrutura para as aulas será montada por meio da parceria entre a Secretaria e o Instituto, que vai disponibilizar laboratórios que reproduzem o modelo de casas, sala de aula e os laboratórios de informática.
A SEMADS, por sua vez, vai fornecer o transporte e as inscrições para as mulheres que são cadastradas nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). O objetivo é ofertar vagas para as mulheres que estão fora do mercado de trabalho. Aquelas que participarem do curso receberão R$ 100,00 a título de ajuda de custo.
Reparos – O Fundo Social, também na área de eletricidade, abriu inscrições para um outro curso gratuito, o “Aprenda a realizar e vender reparos elétricos residenciais”. A ação faz parte do Programa Empreenda Rápido, do Governo do Estado, em parceria com Sebrae, Senac e Senai, parceria com a Prefeitura.
A capacitação vai ocorrer entre os dias 18 e 20, das 18h às 22 horas, segunda, quarta e sexta-feira, na Escola Senai de Bragança (Av. Ernesto Vaz de Lima, 570, Jardim Morumbi). As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever até 6 de abril no link https://forms.office.com/r/7GcWjtTN7T.