O Fundo Social de Solidariedade do Município (FSSM) abre oficialmente nesta terça-feira (5), em cerimônia prevista para às 17h, no Teatro Carlos Gomes, a Campanha do Agasalho 2022, com o slogan “Juntos não deixaremos ninguém passar frio em Bragança Paulista”, a Campanha este ano conta com o Trio do Bem que são: Capitão Agasalho, Cobertor Bragantino e Calor Humano.
A iniciativa, que acontece todos os anos, conclama a comunidade bragantina para esse ato de solidariedade e visa arrecadar roupas (calças, camisetas, camisas), calçados, roupas de cama (lençóis, travesseiros, colchas), toalhas de banho e rosto, toalhas de mesa e demais acessórios, em especial cobertores e agasalhos, que estejam em bom estado, que serão doados às famílias necessitadas.
Toda doação arrecadada passa por uma equipe de servidores municipais e voluntários no recolhimento e separação dos itens por tamanho e gênero, para depois iniciar a entrega às famílias cadastradas nos programas sociais.
As pessoas em situação de vulnerabilidade receberão as doações através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Fundo Social de Solidariedade e de projetos sociais. Segundo Prefeitura, atualmente o Fundo atende diretamente uma média de 600 a 650 famílias mensalmente com alimentos, que também poderão ser beneficiadas pela ação.
Balanço 2021 – Nos últimos anos as Campanhas do Agasalho têm batido metas estabelecidas nas ações sociais e de solidariedade, com excelente participação da comunidade bragantina. No ano passado foram arrecadados 59.275 itens entre roupas, calçados e acessórios. Foram 911 famílias atendidas pelo Fundo Social e os demais serviços da Administração Municipal, como Centro POP, CRAS, Albergue, UPA e Abrigo Municipal, além de 62 entidades assistências beneficiadas.
Além da Campanha, no ano passado, foi realizado o Projeto Quadradinhos do Bem Querer, que confeccionou 232 itens, entre mantas, cobertores, cachecóis, sapatos e gorros, com quadradinhos de crochê e tricô. As doações desses materiais foram para o Asilo Lar São Vicente de Paulo, Asilo Vila São Vicente de Paulo, Lar da Benção, SAMA, Residência Inclusiva e famílias cadastras no Fundo Social de Solidariedade.
Os pontos de arrecadação ainda não foram divulgados pela Prefeitura, mas devem ser mantidos este ano locais que já são tradicionais nessa campana, como Ginásio de Esportes Lourenço Quilici (Lourenção); tendas que devem ser instaladas em diversos pontos da cidade; nas unidades básicas de saúde; nas centenas de caixas espalhadas com a logomarca da Campanha em diversos pontos comerciais e industriais; e também na sede do Fundo Social de Solidariedade.