Números da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) apontam que a frota de Bragança fechou o ano passado com um total de 139.171 unidades. Em relação ao ano de 2020 (138.439), houve aumento de 0,6%, ou seja, 732 veículos a mais.
Do ponto de vista econômico, o crescimento da frota significa que a cidade tem se desenvolvido, porém se o foco for a mobilidade urbana, esse aumento causa preocupação pelo fato do transporte individual motorizado representar 46% dos deslocamentos diários da cidade, enquanto o transporte coletivo tem 23% e o não motorizado, 31%. Esse cenário prejudica o sistema viário do município e a tendência é que piore a cada ano.
Nesse mesmo período, o crescimento populacional em Bragança foi de 1,1%, muito pequeno daquele observado na comparação com o da frota de veículos. Proporcionalmente resulta em 1,2 veículo por habitante. Isso significa que Bragança está cada vez mais perto de chegar na equivalência na relação entre veículo/população, ou seja, 1 unidade para cada habitante.
Análise sobre a progressão dos números sugere que dentro de três anos, já que o aumento da frota cresce mais que o dobro do número de habitantes, a equivalência de 1 por 1 se concretizará. Lembrando que a frota inclui, além de carros, outros tipos como motocicletas, caminhões, ônibus, caminhões, caminhonetes e utilitários.
12 mil – No levantamento feito pela reportagem, em relação aos últimos três anos, a frota de veículos de Bragança ganhou 12.267 unidades. Em 2018 ela somava 126.904, e chegou ao ano passado a 139.171, aumento de 8,82%.
Para especialistas, a tendência é o problema da mobilidade urbana se agravar, pois a cidade praticamente mantém a mesma malha viária de muitos anos, insuficiente para dar vazão à frota cada vez mais crescente.