A Prefeitura divulgou ontem a publicação de decreto municipal que dispõe sobre medidas referente aos protocolos sanitários. Seguindo as determinações do Governo do Estado, sobre a pandemia do coronavírus, foi revogado o Artigo 1º do Decreto 3.864/2022, que limitava a ocupação de até 70% da capacidade em casas noturnas e similares, bem como locais onde houver a realização de eventos, shows e atividades esportivas. O uso de máscaras faciais em locais abertos não é mais obrigatório, porém está mantido em ambientes e locais fechados.
Permanece mantida a exigência da comprovação de esquema vacinal com no mínimo duas doses ou dose única, para acesso a casas noturnas e congêneres, bem como restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e bares. A comprovação da condição vacinal será realizada mediante a apresentação do comprovante do esquema vacinal, de forma física (comprovante de vacinação) ou digital, através das plataformas e aplicativos disponíveis.
Embora tenha ocorrido a flexibilização no uso de máscaras, em muitos lugares os bragantinos continuam usando a proteção facial.
A decisão de acabar com o uso da máscara ao ar livre se deve, fundamentalmente, ao avanço da vacinação no Estado de São Paulo, com mais de 101 milhões de doses aplicadas e quase 90% da meta da aplicação da vacina na população elegível.