Na sexta-feira (14) a Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Militar, Fiscais de Postura e Vigilância Epidemiológica e Sanitária, realizaram uma operação para fiscalizar estabelecimentos do segmento de sucatas, em diversos pontos da cidade.
Intitulada como ‘Operação Sucata’, teve o intuito de fiscalizar possíveis irregularidades como documentação, bem como a presença de produtos ilícitos e materiais sem procedência comprovada, além de inspeções epidemiológicas e sanitárias em combate e prevenção à pandemia de Coronavírus (Covid-19) e de outras patologias, como a dengue.
“A operação é muito importante principalmente para que os proprietários de estabelecimentos desse segmento não adquiram produtos de origem duvidosa e, com isso, desestimule a ocorrência de furtos em obras, residências e próprios públicos. O resultado preliminar foi positivo, levando em consideração que os fiscais também puderam averiguar e orientar sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, cuidados contra o Covid-19, dentre outros assuntos”, explicou o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil, em exercício, Alan Raponi.
Durante a ação, os agentes aproveitaram para buscar indícios de materiais furtados recentemente do Cemitério da Saudade. Na ocasião, 2 estabelecimentos passaram por vistoria e nada ilícito foi registrado. Um dos locais acabou notificado e orientado sobre o armazenamento de materiais, uma vez que ocupava parte do passeio público, prejudicando a passagem de pedestres, com produtos deixados na calçada.
A Operação Sucata deverá se repetir ao longo do mês, em diversos estabelecimentos do município. Caso um cidadão presencie uma situação de furto ou queira fazer uma denúncia, basta entrar em contato com Guarda Civil Municipal através do telefone 153.
Foto: SECOM