A Secretaria Municipal de Saúde assinou acordo para implementação de sistema avançado de medicina digital, o “Saúde Digital”, disponibilizado nas unidades de saúde do município. Inicialmente o serviço será para atendimento de pacientes com síndromes gripais e suspeita de Covid-19.
O “Saúde Digital” entrou em operação às 12 horas de ontem, e atenderá pacientes mediante agendamento pelo site https://www.braganca.sp.gov.br/ – bastando clicar no banner que identifica o programa. Os atendimentos são das 8h às 20h, todos os dias da semana (incluindo sábados e domingos).
Para realizar o agendamento é necessário ter um celular com câmera, ou qualquer outro equipamento que tenha câmera, como tablets, notebooks, dentre outros, pois o atendimento é exclusivamente por videochamada.
Para marcar uma consulta o cidadão deve acessar o site oficial e seguir o passo a passo: – Informar os dados cadastrais, como nome, telefone, endereço, e-mail e o número do Cartão do SUS (quem não sabe o número pode consultar on-line no Conect SUS – https://conectesus-paciente.saude.gov.br e quem não tem o cartão ainda deve ir até um posto de saúde para fazer); – Buscar no calendário a próxima data disponível para sua consulta; – Após isso, o sistema enviará ao e-mail do paciente as instruções para acessar a plataforma de videoconferência, no dia e horário indicados, sem qualquer necessidade de download de aplicativos.
O objetivo da utilização da telemedicina é desafogar os atendimentos de síndromes gripais e sintomas de Covid-19, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila Davi e Bom Jesus. A atenção médica de casos suspeitos e leves poderá ser feita por meio de uma videochamada, sem a necessidade do paciente se deslocar até a unidade. Caso o médico verifique a necessidade de uma atenção especializada e presencial, orientará o paciente na videoconsulta a encaminhar-se até a unidade de saúde mais próxima.
O acordo para utilização do “Saúde Digital” é amplo e engloba demais módulos, que serão implementados durante o decorrer deste ano. O sistema é completo e permitirá o gerenciamento e suporte médico em toda a rede de saúde do município.
A contratação ocorreu mediante parceria da empresa Vestra Soluções Para Saúde com a Prefeitura de Bragança Paulista. Não haverá nenhum custo ao município para utilização do sistema ou de licenças de uso, cujo custo estimado é de R$ 6 milhões. Trata-se de uma parceria na qual a cidade ganha um sistema digital, e a empresa pode entender melhor o funcionamento do sistema de saúde público, assim como são feitas as parcerias público-privadas do governo estadual.