Nessa quarta-feira (5) o Govenador João Doria anunciou o início os aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193”, que irá facilitar o acionamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O Secretário da Segurança Pública em exercício, coronel Álvaro Batista Camilo, informou que o aplicativo “Bombeiros Emergência 193” já está disponível para download nos sistemas Android e IOS. O “190 SP” deverá estar disponível para download em breve.
Segundo o Governador João Dória, com um canal direto na palma da mão para solicitar o atendimento emergencial, a população de todo o estado deve ter facilidades no acionamento das corporações. Aliás, a dificuldade de atendimento telefônico através do COPOM, foi alvo de críticas de líderes políticos da região bragantina em 2017.
“O Governo de SP acaba de lançar, no início deste ano, dois novos aplicativos para que a população possa acionar a polícia e os bombeiros do celular, sem precisar realizar chamada telefônica. É mais um canal rápido e eficiente para atendimento emergencial de qualquer cidadão aqui no Estado de SP”, destacou Doria.
Como usar – Pra utilizar ambos os APPs, basta que os usuários façam um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento.
O “Bombeiros Emergência 193” contempla o atendimento de todas as modalidades de ocorrências atendidas pela instituição como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias. Já o aplicativo “190 SP” permitirá o registro de denúncias de diferentes naturezas como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado e aglomeração, entre outras. A localização é preenchida no registro pelo usuário ou automaticamente pelo georreferenciamento, desde que ativo no aparelho utilizado. Segundo a Secretária de Segurança Pública, novas modalidades de ocorrência serão disponibilizadas a cada atualização do APP. A mesma fonte informou que a partir de fevereiro, o app permitirá o envio de até duas fotos, áudios e de vídeos de até 10 segundos, como reforço do fato registrado.