Na terça-feira (28), a Secretaria de Saúde, em conjunto com o Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Novo Bragantino, Hospital Universitário São Francisco e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, realizou transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, com o objetivo de alertar e orientar a população sobre o surto de gripe no Estado e na cidade.
Para prevenir o avanço dos casos de Influenza, as orientações são as mesmas da Covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento adequado entre as pessoas, além da nova vacinação contra a gripe, que inclui uma variação da H3N2, que deve chegar ao Brasil no início de 2022.
Baixa vacinação – A adesão à vacina contra Influenza foi baixa em todo o país mesmo com a Campanha ocorrendo por 4 meses – de 12 de abril a 12 de julho – sendo que no último mês foi aberta a toda a população.
A meta do Estado de São Paulo era vacinar 90% da população-alvo que é de 17,7 milhões de pessoas (90% equivale a 15,93 milhões de pessoas). Mas ao fim da Campanha foram vacinadas 10,1 milhões de pessoas, ou seja, 51% da população-alvo, cujo destaque negativo foi a menor vacinação em crianças de 6 meses a 6 anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes e puérperas. Idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e indígenas foram os únicos grupos, segundo o governo do Estado, que alcançaram os 100%. Em Bragança a meta também não foi atingida segundo balanço divulgado em julho pela Secretaria de Saúde, por isso a Pasta está, de acordo com as doações recebidas, fazendo a aplicação em quem procurar o posto de Saúde. A última leva de doação tinha 450 doses que já foram aplicadas.
Números – Segundo a equipe de especialistas, em Bragança a UPA Vila Davi realizou na 1ª semana de dezembro 1.404 atendimentos, 2.485 na 2ª semana, 2.791 atendimentos na 3ª semana e 3.013 na 4ª semana. Já na UPA Bom Jesus foram 250 atendimentos na 1ª semana, 526 na 2ª semana, 428 atendimentos na 3ª semana e 534 na 4ª semana de dezembro. Segundo a Prefeitura, através dos dados é possível identificar o crescimento no número de atendimento semanal em ambas as UPA’s, embora não tenham sido divulgados os dados anteriores.
Diante do quadro, a Administração Municipal informou que foram autorizadas as contratações de mais 2 profissionais enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem, além de mais 2 médicos para compor a equipe e agora a UPA Vila Davi passará a contar com 3 médicos (Clínico Geral) e 1 médico (Urgência e Emergência) e a UPA Bom Jesus com 1 Clínico Geral a mais.
A população deve ficar alerta com os sintomas da gripe que são: febre súbita, dor de cabeça, tosse (geralmente seca), dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. Já os sintomas da covid são: febre, tosse persistente, coriza, espirros, dor de cabeça, dor de garganta e perda do olfato e paladar.