Na sexta-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com a Guarda Municipal Ambiental (GMA), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, realizou a apreensão de 65 aves silvestres, no Lago do Taboão.
Após o recebimento de um alerta no sistema de monitoramento do CCO (Centro de Controle Operacional), uma equipe da GCA abordou o motorista de um veículo onde as aves estavam sendo transportadas no interior do porta-malas. Ao todo, foram apreendidos 65 pássaros da espécie “trinca-ferro”.
Ao averiguar a situação, evidenciaram que os pássaros estavam sendo transportados de maneira precária, dois estavam feridos e um acabou morrendo. Também foram encontrados equipamentos de caça com os acusados.
Os pássaros foram apreendidos e três acusados, identificados como Dênis dos Santos Almeida, 51 anos, Jilton Nei Oliveira Damasceno, 53 anos e Alvanir Pereira de Souza, 49 anos, foram detidos. Constatou-se ainda que todos já registravam autuações do IBAMA pela prática da caça ilegal de aves silvestres. Eles foram autuados em flagrante por matar espécimes da fauna silvestre, praticar atos de abusos a animais, falsificação de selo ou sinal público e associação criminosa e apresentados em audiência de custódia. O trio também multado em R$ 135 mil.
As aves foram encaminhadas para a Associação Mata Ciliar. A Prefeitura de Bragança ressalta que as ações de fiscalização são contínuas e orienta a população a não capturar pássaros silvestres e a denunciar quaisquer atividades ilícitas diretamente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, situada na Rua Albino Dantas, Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme (Jardim Público), pelo e-mail smma@braganca.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 4034-6780.