“O Ministério Público é uma instituição de Estado e não um órgão de governo.” (Celso Gerônimo, ex-procurador de Justiça do Estado do Acre)
TOM ACIMA
O deputado Edmir Chedid (DEM) elevou o tom do discurso ao referir-se ao Ministério Público e citar denúncias de cunho político e possíveis omissões sobre obras patrocinadas pelo governo do Estado na região.
O pronunciamento do parlamentar ocorreu na quinta-feira (9) à noite durante assinatura de ordens de serviços pelo prefeito Jesus Chedid para diversas obras.
POLÍTICA
O deputado fez referência a uma denúncia contra ele em 2016 por integrantes e simpatizantes do PT acusando-o de manter funcionários fantasmas na Assembleia e que prestavam serviços em seu escritório político em Bragança.
Na ocasião, o caso ganhou grande repercussão e foi pauta de reportagem da TV Globo.
No entanto, segundo sua fala, a Assembleia mantém dispositivo legal que autoriza servidores de parlamentares a prestar serviços em escritórios avançados por todo Estado. As testemunhas arroladas pela denúncia eram militantes políticos do PT e simpatizantes.
O fato ocorreu em agosto de 2016 e, passados cinco anos, o Ministério Público ainda não teria dado andamento no processo. Segundo o deputado, a denúncia pode ter sido esvaziada por falta de provas.
A bronca do deputado, na minha opinião, deve ser porque diante do escândalo provocado pela denúncia e a ausência do processo, teriam lhe vedado a chance de se defender. O Ministério Público teria sido leniente demais ao tratar o caso, após descobrir total ausência de fundamento e provas.
Fechando esse tema, Edmir Chedid, salientou que os servidores que à época prestavam serviços e seriam rigorosamente o horário de trabalho e estavam alocados em Bragança, de acordo com as normas da Assembleia, afastando portanto qualquer possibilidade de serem “fantasmas”.
“Nosso escritório político em Bragança existe há 50 anos e, ademais, funcionários fantasmas não trabalham,” concluiu.
LAGO DO ORFEU
Outra crítica veemente do deputado foi sobre as atitudes do Ministério Público ao intervir sistematicamente na obstrução da construção da barragem do Lago do Orfeu, cuja situação coloca em risco a vida de muitas pessoas. Segundo a GB apurou, a obra da barragem exige cuidados especiais devido à sua complexidade e uma das ações seria eliminar algumas árvores, o que gerou reação de “ativistas”. Frisou que “é descabido o que o Ministério Público tem feito nessa obra. É política… política!”
VÁ TRABALHAR
Argumentou que “o prefeito e o vice querem levar numa boa. Eu não levo numa boa não…eu vou pra cima. Acho que temos que fazer o que é melhor para a população. Esse negócio de ficar ameaçando Câmara Municipal, ameaçando a Prefeitura. Pô…o Ministério Público que vá trabalhar… trabalhe como o Corpo de Bombeiros, como a Polícia Civil, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal, o servidor Municipal. Trabalhe como a gente. Ficam todos escondidinhos atrás do papel com medo da pandemia enchendo a paciência dos outros.
Enquanto a droga corre solta, não vai atrás de traficantes. Quem vai atrás é a polícia. O Ministério Público não vai atrás de traficantes. Sabe das coisas e não vai. Fica enchendo a paciência de quem está querendo trabalhar sério.”
CORAGEM
As observações do deputado Edmir vão além desse discurso que durou cerca de 30 minutos e não parou por aí. Obviamente a fala do parlamentar deve provocar reações do Ministério Público e iniciar um confronto que ainda vai dar muito pano pra manga. Hoje, estou abordando apenas alguns tópicos.
OBRAS PARALISADAS
O parlamentar criticou também a paralisação de obras do Estado. Salientou que são duas obras de rodovias paralisadas (referência às obras da Bragança/Itatiba e Bragança Socorro) por causa da cabeça do Ministério Público, é o Lago do Orfeu com problemas e que já deveria estar pronto. Vamos ver o que vem por aí agora… é só um desabafo…é só um desabafo.”
CONFRONTO
Na sequência sentenciou: “Prefeito, eu prometi pra mim que em algum mandato meu eu iria enfrentar o Ministério Público e vai ser neste mandato. Vai começar aqui, por Bragança Paulista … vou começar a pôr os pingos nos “is”… já que é para fazer política ,vou fazer política também…
VEREADOR
Há comentários que o processo em andamento no Legislativo sobre a acusação de importunação sexual que teria sido praticado pelo vereador Eduardo Simões está esfriando. Parece que vai acabar em pizza.
ESCOLINHA
Com o objetivo de esclarecer dúvidas de presidentes de câmaras municipais, vereadores, dirigentes e demais servidores dos Legislativos de todos os 644 municípios paulistas (exceto da Capital), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realiza no dia 20 de setembro, das 10h às 12h, encontro virtual como parte da programação da 25ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais. O evento será por videoconferência e transmitido ao vivo pela internet.
ÁGUA E LUZ
O volume de água armazenado até ontem, segundo dados da Sabesp, estava abaixo de 35%, número próximo ao registrado na crise hídrica de 2014. Em relação à energia elétrica, quem descuidar vai ter uma surpresa daquelas quando a próxima conta de luz chegar.
PRESENCIAIS
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) retomou na quarta-feira (8) as sessões presenciais, após seis meses com as atividades realizadas em ambiente virtual. Na tribuna do plenário, os parlamentares repercutiram, principalmente, atos promovidos no 7 de Setembro. Também durante a sessão, o 1° vice-presidente da Casa, deputado Wellington Moura, convocou uma reunião conjunta de comissões para analisar o projeto do Executivo, que cria o Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp).
Reflexão.
Salmos 101:1-8
1 Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, Senhor, cantarei louvores!
2 Seguirei o caminho da integridade; quando virás ao meu encontro? Em minha casa viverei de coração íntegro.
3 Repudiarei todo mal. Odeio a conduta dos infiéis; jamais me dominará!
4 Longe estou dos perversos de coração; não quero envolver-me com o mal.
5 Farei calar ao que difama o próximo às ocultas. Não vou tolerar o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso.
6 Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá.
7 Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.
8 Cada manhã fiz calar todos os ímpios desta terra; eliminei todos os malfeitores da cidade do Senhor.