Rogério Machado
Faleceu na última terça-feira, 17, aos 99 anos, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Luiz Caetano de Moura. Ele era o último pracinha (soldado veterano) bragantino vivo.
Na semana anterior a sua morte, a Prefeitura de Bragança Paulista celebrou os 76 anos do retorno dos pracinhas bragantinos à cidade com homenagem no Monumento ao Expedicionário, localizado na “Praça do Rosário”. A homenagem foi para lembrar que nossos soldados, junto as Forças Aliadas, lutaram com heroísmo contra o nazismo.
Nessa luta os soldados brasileiros participaram da conquista do Monte Castello, um ponto estratégico a fim de garantir a evolução dos Aliados para o Norte da Itália. Além da artilharia inimiga do alto da montanha, os brasileiros enfrentaram o inverno rigoroso na Europa.
Sobre sua participação na 2ª Guerra o cabo Luiz Caetano de Moura costumava dizer o seguinte: “Quando fui chamado para a guerra, era um menino de 20 anos, com muitos sonhos. Voltei um homem com consciência de dever cumprido, mas o que vivi e vi lá nunca mais quero ver de novo”.
Mesmo tendo ido para o campo de batalha e voltado para o seu lar ileso, Luiz Caetano, aos 99 anos, se encontrou com o inevitável: a morte.
A morte, como a conhecemos, é a “cessação definitiva da vida”, que acontece quando o corpo humano, como organismo, para de funcionar. Entretanto, a Bíblia se refere a dois tipos de morte: a morte física, que acontece com todas as pessoas quando param de viver e a morte espiritual, quando a pessoa não mantém um relacionamento com Deus na pessoa do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Para a morte física, apesar dos avanços da medicina, com suas técnicas de prolongamento de vida, não há solução. Já para a morte espiritual a solução vem de Deus em Cristo Jesus que declarou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá” e “eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão” – Evangelho de João 10:10; 11:25 e 10:28. Portanto, as questões a seguir precisam de respostas positivas: Você tem vida em Cristo Jesus? Essa vida é abundante? E após a morte você viverá eternamente com Deus?
Rogério Machado é jornalista e pastor da Igreja Batista Boas Novas – Cd Planejada 2. prrogeriomachado@yahoo.com.br