“A tua malandragem vai até aonde a minha deixar”. (Insanidade Lírica)
TRÂNSITO
Apesar dos contras, a implantação da rotatória do lago do Taboão, que dá acesso à cidade, passou a ser mais eficiente depois que foram implantados os semáforos. Quem utiliza frequentemente o local pode avaliar com sensatez a sua funcionalidade. Pelo menos os motoristas e motoqueiros sem educação e irresponsáveis são obrigados a parar e respeitar a sinalização. Os congestionamentos gigantes desapareceram. Obviamente que uma vez ou outra a espera pode aumentar devido exclusivamente ao excesso de veículos. O mesmo ocorre na rotatória que dá acesso à rodovia Capitão Bardoino.
O trânsito em Bragança chegou ao nível das grandes capitais devido ao elevado número de veículos, portanto é necessário ter paciência e quem tiver pressa, que tenha mais paciência ainda ou sair mais cedo para chegar ao destino no horário desejado. Simples assim. Educação e civilidade fazem bem à saúde.
NOS TEMPOS DO BUTANTÃ
O recinto do Posto de Monta já foi apelidado de Butantã. Isso ocorreu durante o primeiro mandato do prefeito Jesus Chedid, entre 1993/1996. À época, servidores municipais que cometiam alguma irregularidade ou indisciplina eram transferidos para prestar serviços no Butantã. O que faziam lá? Nada! Até porque, além de capinar e varrer o recinto, nada mais tinha que se fazer lá. Era um castigo. Eram condenados ao ócio até se reabilitarem.
Quem inaugurou o apelido foi o saudoso ex-vereador e servidor Adilson Leitão, designado para ser o responsável pelo Posto de Monta e apelidado pelo prefeito Jesus de serpente Naja. Para quem não sabe, Naja é aquela serpente muito comum na África e no sudeste da Ásia que expele veneno que age diretamente no sistema nervoso. Na gíria política, Naja é aquela pessoa inteligente, perspicaz, de língua afiada e muitas vezes maldita.
Adilson Leitão foi um vereador dos mais atuantes e fiel aliado do grupo Chedid.
Atualmente, o Posto de Monta abriga a Secretaria Municipal de Agronegócios e, ao que parece, o estigma de Butantã ainda perdura, porém sem se prestar a punir ninguém como antigamente, pois a secretaria tem muitas atividades.
Luz no fim do túnel
A longa novela da duplicação da rod. Capitão Bardoino (Bragança/Socorro) está chegando ao fim. A próxima terça-feira (24), é o prazo final para as empresas apresentaram suas propostas ao DER. O primeiro trecho, que terá duplicação e extensão de pistas, passarelas e viadutos será entre os km 91,3 e 105,6. A licitação dividida em 2 lotes terá o investimento de mais de R$ 300 milhões.
Desapropriações
Ainda sobre a sonhada obra da Rod. Capitão Bardoíno, o DER publicou no Diário Oficial do Estado de SP, o edital na modalidade Tomada de Preço, para Contratação de serviços técnicos especializados para elaboração dos Cadastros Individuais de Propriedade e a Avaliação Mercadológica dos imóveis urbanos e rurais a serem desapropriados entre os Km 91,3 ao 140,09 para a realização das obras de duplicação da SP-008. A licitação será em 20 de setembro e está orçada em R$ 2.591.971,28 e tem o prazo de 3 meses.
LAGO AGONIZANDO
O lago do bairro Julieta Cristina está agonizando. O espelho d’água está desaparecendo, absorvido por terra e taboa. Sabe-se que existe um projeto para sua recuperação, porém não sai do papel. Se a Prefeitura não agir, o lago vai desaparecer rapidamente.
SEM NOÇÃO
Acabou a quarentena em São Paulo. Acabou por decreto do governador
Dória. Mas a pandemia continua firme e forte lotando leitos hospitalares e ceifando vidas.
Em Bragança, os hospitais estão com 100% de ocupação dos leitos para Covid. Ao liberar geral, Doria mostra-se preocupado apenas com a pressão política mirando 2022.
As prefeituras não tem saída. Aderem ao decreto ou ficam indispostas com o governador e sujeitas às consequências. Jogo sujo do governador agravado pelo desprezo à vida humana.
A imunidade de rebanho não vai acontecer tão já no Brasil porque a variante Delta está se espalhando rapidamente, dizem os cientistas.
Dória, na minha opinião, não tem mais futuro político.
BOQUINHA
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, arranjou ‘boquinha’ no Governo de São Paulo, em anúncio feito pelo governador Dória na manhã de ontem. Longe dos holofotes desde que deixou a presidência no legislativo federal, Maia assumiu é o novo titular da Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas. Em síntese, é quem vai agilizar os projetos de desestatização do governo paulista, acelerar as parcerias público-privadas e as concessões em andamento. Resta saber se está desistindo do parlamento, pois baseado em São Paulo dificilmente conseguirá a reeleição, ano que vem, pelo Rio de Janeiro, seu estado natal.
RENÚNCIA
A questão envolvendo ‘altas patentes’ da Igreja Católica com a descoberta de novos casos de relações sexuais não dá trégua para o Vaticano. O bispo dom Tomé Ferreira da Silva, da Diocese de São José do Rio Preto (a 437 km de São Paulo), renunciou ao cargo após ter vídeo íntimo divulgado na internet, na sexta-feira (13). O pedido foi aceito pelo papa Francisco e divulgado nesta quinta-feira (18) no boletim oficial do Vaticano e em um comunicado emitido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Quem postou o vídeo o fez com requintes de sacanagem: agosto, sexta-feira e dia 13.
REFLEXÃO: Salmos 34: 1-22
Salmos 34
1 Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2 A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão.
3 Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome.
4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
5 Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.
6 Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
7 O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
8 Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
9 Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará.
11 Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
12 Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
14 Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
16 A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
17 Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
19 Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
20 Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
21 A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
22 O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.