Em 2019 Bragança Paulista aderiu ao Projeto da Sabesp “Sempre Separados” que consiste na fiscalização e detecção de ligações clandestinas de água e esgoto em residências e estabelecimentos comerciais, com o objetivo de efetivar as ligações e colocá-las na rede de esgoto.
No início desta semana, representantes da Vigilância Sanitária (VISA) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) se reuniram para traçar estratégias de combate ao descarte irregular de esgoto na cidade.
Entre as ações definidas está a retomada do Projeto, Em Bragança, já que agora também todo o resíduo coletado é 100% tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Segundo os técnicos da Sabesp, atualmente há residências e estabelecimentos que lançam água da chuva na rede de esgoto, fazem ligação de esgoto na rede de águas pluviais ou sequer tem ligações na rede de esgoto. Com a detecção de lançamento irregular, o proprietário será orientado e notificado a tomar providências para corrigir o problema.
Com a ligação na rede de esgoto, evita-se a poluição dos córregos e outros problemas sanitários, já que a Sabesp consegue tratar todo o esgoto coletado corretamente.
A reunião ocorreu no Palácio Santo Agostinho, e foi conduzida pelo Assessor Coordenador de Convênios, José Augusto Francisco Urbini, e contou com a participação dos representantes da Sabesp Marcus Vinícius Trestini (encarregado de Sistema), José do Carmo de Souza Júnior (Gerente de Polo de Manutenção), Rosana de Toledo Tonon (Agente de Saneamento) e Juan Carlos Rodrigues Mallo Vasques (Gerente de Departamento); e representantes da VISA Ana Barbara Regiane (Chefe da VISA), Elias André de Souza e Rafael Crispim (autoridades sanitárias).