Após matéria publicada pela GB Norte e Gazeta Bragantina, expondo o inferno que moradores do bairro Hípica Jaguari estão passando com o barulho promovido pela garagem da JTP Transportes, a empresa se manifestou para a Prefeitura dizendo que desenvolveu um plano de ações para resolver, ou ao menos aliviar as situações relatadas pela matéria.
A empresa tomou conhecimento das reclamações e apenas após a publicação da reportagem fez uma análise de todas as manifestações recebidas e desenvolveu o plano de ações. Segundo informado, a JTP reforçou a orientação aos colaboradores sobre a conduta e postura para um bom atendimento à população, bem como os cuidados necessários com o ambiente de trabalho, seja nos veículos ou fora deles, visando coibir atitudes inapropriadas.
Segundo a nota, para conter a poluição sonora, os motoristas também foram orientados sobre o uso inconveniente da buzina dos veículos de transporte, principalmente durante a madrugada, fato que ocorria cotidianamente. Segundo a empresa, para não causar mais transtornos sonoros o horário de trabalho com ferramentas pneumáticas foi alterado e deve cessar até as 22h. A empresa também diz que foram instaladas borrachas amortecedoras e controle remoto nos portões para evitar barulho no fechamento.
Sobre os barulhos oriundos das oficinas de funilaria e pintura, a empresa diz estar estudando uma forma de realizar o vedamento acústico. Para isso, será feita a análise de isolamento sonoro na área onde são feitos os trabalhos de funilaria e similares. Outra coisa que incomodava muito os moradores era o alerta sonoro de ré, que ficava incomodando durante toda a madrugada. Segundo a JTP, para sanar esse problema foi adotada medida que modificou a forma do estacionamento dos ônibus trocando os sentidos de direção, para que os veículos sejam estacionados frontalmente, evitando o uso alerta sonoro de ré.
A empresa diz ainda que proibiu o tráfego de ônibus da frota pelas ruas do bairro fora do itinerário. A entrada e a saída dos veículos da empresa serão feitas exclusivamente pelo portão principal, na Avenida das Indústrias. A iniciativa se estende para prestadores de serviço, caminhões de combustível, entre outros.
Segundo a nota, as ações previstas no plano da JTP já estão em execução, para cessar de imediato os transtornos causados à população local. A empresa disponibiliza o telefone 0800 591 5097, para eventuais reclamações ou sugestões. Porém, em contato com moradores da região, a reportagem apurou que nenhuma das medidas ainda está em vigor.