As obras de combate às enchentes que estão sendo executadas na Avenida José Gomes da Rocha Leal, a partir da antiga Estância até as proximidades do Cartório, continuam causando transtornos ao tráfego de veículos, sentido Lavapés/Taboão. Comerciantes e demais usuários se queixam da morosidade da obra.
A GB ouviu ontem o secretário de Obras, André Monteiro, que informou que as obras no sistema de drenagem na Avenida José Gomes da Rocha da Rocha Leal (na altura da empresa Lo Sardo), são imprescindíveis para resolver os alagamentos que ocorrem naquela região em época de chuva. Segundo a Prefeitura, em 2016, na gestão petista, foram tiradas todas as saídas de água que passavam pelos imóveis daquela região. Como a Avenida não tem caimento adequado para o escoamento das águas pluviais, em fortes chuvas elas ficam paradas aguardando o nível do ribeirão baixar. Só então ocorre o escoamento.
O trabalho, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Serviços, contempla um conjunto de obras que visa ampliar a passagem de água e evitar alagamentos. No local estão sendo colocados aproximadamente 250 metros de tubulação, que levará água da rua para o ribeirão. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, uma parte da tubulação está sendo instalada no interior de um imóvel que estava desocupado e foi acordado pelo
proprietário, pois era o local mais favorável para a passagem dos tubos.
Além disso, os alagamentos também acontecem devido às águas que descem da região central. Para conter isso, a Prefeitura abriu em junho licitação para as obras de captação de águas pluviais na Rua José Domingues e Travessa Araci, no Centro. Com essas obras, a água da chuva deixará de passar pela Avenida José Gomes, desembocando direto no ribeirão. Essas obras preveem investimento de R$ 779.594,34. O julgamento, habilitação e homologação do certame devem ser publicados na Imprensa Oficial e no portal da transparência da Prefeitura de Bragança Paulista.
A Pasta informou ainda que para dar continuidade a esse conjunto de obras que será realizada na região, a Prefeitura desapropriou, conforme publicado na Imprensa Oficial, áreas na região da Avenida José Gomes da Rocha Leal.
A Prefeitura, segundo o secretário, disse saber do inconveniente causado no local, mas solicita a compreensão dos motoristas e comerciantes que utilizam a via, pois em breve as obras devem ser concluídas.