A Operação Narcos Brasil, com teve início nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (24), ocorreu em todo território brasileiro e em Bragança teve a participação do GGI – Gabinete de Gestão Integrada com toda a força de segurança do município, Guarda Civil Municipal, Policia Militar, Policia Rodoviária Federal e Estadual e Policia Civil. Ao todos cerca de 100 policias participaram da Operação. A Operação que visa o combate ao uso e tráfico de drogas teve importante participação do cão farejador Iron do Canil da GCM que ajudou na busca por entorpecentes.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Dorival Francisco Bertin, foram quatro pessoas detidas em flagrante por tráfico de drogas. Ele enfatizou a integração das forças policiais no combate ao crime na cidade.
Dr. Elton Costa, delegado da DIG, falou da operação que ocorre em âmbito nacional e ainda sobre o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na região do Green Park, com êxito na prisão em flagrante de um indivíduo. Dr. Elton esclareceu sobre a apreensão de 3 adolescentes por tráfico e um homem preso por furto, e destacou eficácia das operações preventivas e ostensivas, assim como a ação de saturação. Mesmo com o foco no combate as drogas, as ações de saturação ajudam na coibição de outros crimes, como no caso do furto. Segundo o delegado, além dos entorpecentes apreendidos, é importante enfatizar a prisão do traficante que já vinha sendo investigado e o que isso representa no tráfico do bairro.
O Major PM Turolla, responsável pelas Operações do 34º BPM-I, também falou sobre a importância da união das Forças Policiais e da colaboração da população no combate ao crime, através das denúncias. Ele ainda fez um balanço positivo que não houve resistência por parte das pessoas abordadas. Ontem a PM divulgou o balanço da Operação que teve: 152 pessoas abordadas, 181 condutores abordados, 02 pessoas presas em flagrante delito, 02 adolescentes apreendidos, 01 procurado capturado, 0,187 quilogramas de entorpecentes apreendidos (0,044 Kg cocaína e 0,143 Kg maconha), 161 veículos vistoriados e 20 motocicletas vistoriadas.