ARTILHEIRO
Nas duas últimas rodadas o lateral Aderlan parece ter reencontrado o futebol que o caracterizou como um dos bons defensores. Vinha falhando constantemente, desde as primeiras rodadas do Brasileiro e também na Copa do Brasil. Não recuperou só o bom futebol, mas principalmente o seu lado artilheiro. E não foi pouca coisa: foi às redes contra Corinthians e Flamengo.
PROTAGONISMO
Tudo leva a crer que Claudinho não deve continuar no Bragantino. Da forma como a diretoria conduz a questão, cercada de mistérios e informações desencontradas, há todos os sintomas de que já foi ou está em vias de ser negociado. A saída, ao menos teoricamente, está fazendo bem a Artur, que nos últimos jogos assumiu o protagonismo dentro de campo.
DESTAQUES
Alguns jogadores do Bragantino se destacaram no heroico resultado diante do rubro-negro: Aderlan, Artur e Cleiton. Em contrapartida, o meio-campo formado por Raul, Lucas Evangelista e Eric Ramires falhou muito, exagerou até. Falhou defensivamente e produziu pouco na criação ofensiva.
FEITIÇO
O árbitro Bráulio da Silva Machado, que deveria ter encerrado o jogo aos 50’ do segundo tempo, como ele mesmo determinou, quis dar um empurrãozinho para ver se o Flamengo chegaria a mais um gol, e esticou 2 minutos além do previsto. E o feitiço virou contra o feiticeiro: o Bragantino foi quem chegou à vitória.
SEM GRITARIA
Um fato que chamou a atenção na vitória contra o Flamengo foi a calmaria no banco de reservas do Bragantino. Sem a presença do técnico Maurício Barbieri, suspenso, o time conseguiu jogar sem aquela gritaria constante e irritante. Longe do gramado, Barbieri deve ter notado (ou deveria) que não existe a necessidade de armar ‘os barracos’ com que brinda não só o time, mas todos os que estão assistindo. Dizem que burro velho não pega trote… vai que numa dessas a história muda!
NO TOPO
Bragantino e Palmeiras, que ocupam a 3ª e 4ª posições respectivamente, se enfrentam amanhã à noite no Nabizão. Briga pelo topo da tabela. A partida está programada para ter início às 19 horas, mesmo horário das outras três partidas programadas para o mesmo dia: Atlético-GO x Fluminense, São Paulo x Cuiabá e Flamengo x Fortaleza.
VOLTA?
O jogo contra o Palmeiras está cercado de expectativa, porém isso se deve ao jogador Claudinho. Volta a campo ou a ‘desculpa’ de que ainda está em recuperação física? Nova ausência será a senha para se ter a quase certeza de que está ou foi negociado com algum clube do exterior e que apenas ‘descansa’ até se apresentar à seleção olímpica, no dia 8 de julho.
NÃO VOLTA?
Até onde se sabe, Maurício Barbieri não conseguiu efeito suspensivo e continua fora do jogo diante do Verdão. É a segunda e última partida que vai cumprir. A punição, curiosamente, foi motivada num jogo contra o mesmo Palmeiras, só que no Allianz Parque.
LEMBRANÇA
No meio do futebol a palavra ‘gratidão’ raramente faz parte do dicionário de qualquer jogador, técnico ou dirigente. É um mundo extremamente competitivo e isso parece bastar àqueles que nele militam. Mas, alguns bons exemplos às vezes surpreendem positivamente, como foi o caso do atacante Matheus Peixoto, que assinalou o gol da vitória do Juventude sobre o Sport Recife, e ao ser entrevistado dedicou-o ao saudoso técnico Marcelo Veiga. Bonita lembrança, que reforça o caráter do atleta, que ainda tem seus direitos econômicos presos ao Bragantino, até o final deste ano.