Nas eleições municipais do ano passado estavam aptos a votar em Bragança 131.200 eleitores. Naquela oportunidade o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou aqueles que não tinham efetivado o cadastramento biométrico e permitiu que pudessem participar do processo de escolha de prefeito e vereadores.
Eleição finda, 20.515 eleitores tiveram seus títulos cancelados, segundo dados de maio último (mais recente) e a cidade tem agora 110.685 eleitores que poderão votar no pleito do ano que vem. A queda foi de 15,64% na comparação entre os dois períodos.
De acordo com os dados estatísticos, Bragança tem hoje 58.859 eleitoras (53,18%) e 51.829 eleitores (46,82%). Ou seja, a maioria do colégio eleitoral é formada por mulheres.
Nas eleições de 2022, mais ampla, serão eleitos presidente da República, governador do Estado, deputados federais e estaduais e senadores. Ainda é cedo para saber qual será o procedimento do órgão eleitoral superior, pois a pandemia ainda não permite atendimento presencial nos cartórios para a retomada da biometria.
De qualquer modo, o eleitor deve consultar o site do TSE ou do TRE-SP para saber quais os problemas que a falta de título acarreta e como proceder, mesmo virtualmente, para regularizar o documento.