“ Quem faz uma vez, não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza faz onze. ” (Charles Chaplin)
PATETADA
É extremamente frustrante e ridícula atuação da Comissão de Inquérito do Senado instalada para investigar possíveis crimes cometidos pelo governo federal no trato da Pandemia. Pelo propósito, louvável a ação. Porém, o caráter político-odioso revelado nas primeiras sessões, desmoraliza o instituto CPI. A começar pelo presidente Omar Aziz e pelo relator Renan Calheiros, cuja ficha político-criminal dispensa comentários.
Como bem frisou o senador Marcos Rogerio (DEM de RO) o Brasil perde muito com as atitudes da CPI que se transformou num cenário de patetas.
No meu entendimento, a intenção quase oculta dos parlamentares da CPI, formada majoritariamente por oportunistas de esquerda, é fuzilar o governo federal a qualquer preço; tentar ridicularizar o presidente, ministros e apoiadores de Bolsonaro. Ao que parece ninguém quer apurar nada ou investigar quem não lhes interesse politicamente. Não querem investigar o governador de Alagoas, filho de Renam Calheiros, relator da CPI e nem o governador do Pará, que é filho de Jader Barbalho, cuja ficha político-criminal não é diferente de Calheiros, ambos suspeitos de irregularidades no combate a Covid. O Brasil e o povo não fazem parte das prioridades dos esquerdistas ou de centro esquerda com assento na CPI.
A CPI está preocupada com as eleições de 2022, não com a Pandemia e muito menos com os brasileiros.
A maioria é idiota tratando os brasileiros como idiotas.
CRIME AMBIENTAL
O projeto de lei 3729/2004 de autoria do petista Luciano Zica (PT-SP) e subscrito por mais 23 deputados federais do PT, pretender alterar “criminosamente” o processo de licenciamento ambiental e principalmente a regulamentação do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA), instrumento fundamental para proteção do meio ambiente.
Desde 2004, portanto há 17 anos esse projeto estava engavetado na Câmara Federal, ou seja, durante todo o período que o PT esteve na presidência da República. As quadrilhas que governaram o País na era PT (2003-2018) sentaram em cima do projeto, obviamente porque é uma armadilha para o governo e mais uma tentativa criminosa contra o meio ambiente agora, como sempre oportunista, o PT pediu regime de urgência para sua tramitação.
Vou acompanhar esse processo e nas próximas edições a GB, com auxílio de especialistas em Meio Ambiente, irá detalhar as principais alterações propostas.
NÃO INTERESSA
O Meio Ambiente sempre foi um osso duro para o Poder Executivo. A legislação pretende ser uma barreira que favorece a preservação de recursos naturais, a fauna e flora, enfim a vida no Planeta e do Planeta.
Interesses econômicos, políticos e a corrupção têm sido ao longo dos anos os principais predadores e depredadores do ecossistema. Quer seja na esfera federal, estadual ou municipal, esse trio parada-dura, tem subjugado a vida, o bem-estar coletivo, a qualidade de vida e enriquecido muita gente. As vezes o Poder Judiciário consegue evitar alguma coisa, porque quando o problema chega na Justiça o crime já foi cometido e o que foi degradado, na maioria dos casos, é irrecuperável ou demora anos e anos para sua recomposição. Quando trato desse tema, lembro que Bragança não é exceção pois houve e, provavelmente ainda há, situações que se enquadram nesse exemplo.
A responsabilidade é de todos e os Poderes Executivo e Legislativo são os instrumentos legais para obstar o avanço da degradação ambiental. Infelizmente isso não acontece sempre, a exemplo do famigerado projeto de lei 3927/2004 que tramita na Câmara federal, esses dois Poderes mais agem em favor da desgraça.
TRANSPORTE COLETIVO
Depois que a empresa Nossa Senhora de Fátima, que por mais de mais de 30 anos atuou no setor Bragança, deixou de prestar serviços, a nova empresa JTP vem acumulando reclamações da população e usuários. É certo que o setor de transporte coletivo está passando por dificuldades, porém não é certo culpar a pandemia ou a situação econômica do País, para justificar a incompetência para servir o usuário.
Nesta semana a GB e a GB Norte receberam reclamações de moradores da Hipica Jaguari sobre os transtornos que a empresa vem causando. O repórter Jonathan Alberti esteve no bairro e produziu matéria sobre o assunto que está sendo publicada hoje nas edições dos dois jornais.
VAZIO
Bragança vive momento de vazio político partidário. O grupo liderado pelo prefeito Jesus e pelo deputado Edmir Chedid (DEM) é, ao que demonstra, ser o único organizado e atuante. Em Bragança, o PT está aparentemente desintegrado, o PSB, esvaziado ou silenciado. O PSDB e o PMDB estão sentados à direita do DEM o PSD vaga como maria-louca entre Bragança e Atibaia; o PTB vive período sabático, o PV segue batendo lata, os nanicos estão acomodados feito párias como sempre. Enfim, em Bragança a política partidária respira forte pelo DEM.
ATÉ MARÇO
Até março de 2022 a política partidária em Bragança deverá ficar adormecida. Mas a política eleitoral não descansa nunca. Com a maioria dos diretórios ou executivas provisórias “dormindo”, o DEM ocupa naturalmente os espaços, obviamente favorecido com a figura do prefeito e do deputado Edmir por força dos cargos que exercem. Em março os partidos devem definir candidaturas a presidência da República, governo do Estado, senador e deputados. Até lá creio que nada mudará, nem em Bragança.
REFLEXAO; SALMO 36 :1 -12
1-A transgressão do ímpio diz no íntimo do meu coração: Não há temor de Deus perante os seus olhos.
2-Porque em seus olhos se lisonjeia, até que a sua iniqüidade se descubra ser detestável.
3-As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de entender e de fazer o bem.
4-Projeta a malícia na sua cama; põe-se no caminho que não é bom; não aborrece o mal.
5-A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens.
6-A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo.
Senhor, tu conservas os homens e os animais.
7Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.
8-Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;
9-Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.
10-Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.
11-Não venha sobre mim o pé dos soberbos, e não me mova a mão dos ímpios.
12-Ali caem os que praticam a iniqüidade; cairão, e não se poderão levantar.