1º de Maio
O dia de hoje é feriado nacional… é 1º de Maio. Essa data é comemorada em quase todo o mundo como “Dia do Trabalho”.
A origem da comemoração está relacionada à luta por direitos trabalhistas no século XIX e foi assim denominada em memória ao dia 1º de maio de 1886, quando, nos Estados Unidos, trabalhadores foram mortos pela Polícia de Chicago, que na época era o principal pólo industrial norte-americano. As mortes ocorreram durante a repressão a uma greve geral que paralisou os Estados Unidos. Essa greve foi em protesto ao não cumprimento da lei que fixava a jornada de trabalho em 8 horas diárias e pela regulamentação do trabalho de mulheres e crianças. A data foi reconhecida em 1889 quando o Congresso Socialista, realizado em Paris, decretou este dia como sendo o “Dia Mundial do Trabalho”.
No Brasil, o “Dia do Trabalho” é um feriado aproveitado de diversas maneiras. Antes da pandemia do coronavírus uns tiravam o dia para descansar, outros saiam em passeios, enquanto outros participavam de manifestações diversas, que iam de passeatas à grandes concentrações realizadas pelas centrais sindicais com pautas que incluíam a manutenção de empregos, redução de jornada de trabalho, abonos, etc. Aliás, em tempos de “quarentena” por conta da pandemia pelo coronavírus, quem está empregado está feliz, pois muitos perderam seus empregos por causa do fechamento de empresas e comércios.
Hoje, em Bragança Paulista o comércio estará funcionando “normalmente”, observando-se todas as normas sanitárias e de segurança que envolvem o combate ao coronavírus a fim de evitar a transmissão do vírus.
Diante da crise do desemprego mundial, agravada pela pandemia, a população, e em especial os trabalhadores, estão amedrontados e na expectativa de que alguma coisa boa possa acontecer, e muitos depositam sua confiança nos governantes.
A esperança do trabalhador brasileiro é a de que os governantes, de alguma forma, proporcionem dias melhores e vida melhor, mesmo que isso seja contrário ao revelado pela Palavra de Deus, que afirma: “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, prepotentes, arrogantes… implacáveis, caluniadores, sem domínio de si… mais amigos dos prazeres que amigos de Deus” – 2ª Epístola de Paulo a Timóteo 3:1 a 4.
Se pensarmos nesses versículos veremos um pouco do que está escrito acontecendo em nossos dias. Assim, ainda que as situações e homens (patrões, governos e governantes) nos decepcionem, devemos nos lembrar que isso ocorre por que o ser humano está comprometido consigo mesmo, seus desejos e paixões. Entretanto, o Senhor Jesus Cristo nos incentiva a buscar primeiro o Seu reino e a Sua justiça, na certeza de que todas as coisas que necessitamos serão acrescentadas (conforme Mateus 6:33). Por isso, “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele agirá” – Salmo 37:5.