Já estamos há mais de um ano de “quarentena” devido a pandemia do corona vírus. Alguns estão totalmente reclusos, outros nem tanto. Alguns empresários e comerciantes já fecharam as portas de suas empresas e comércios. Muitos trabalhadores já perderam o emprego e estão sem trabalho algum, mas há aqueles que estão trabalhando home office e também aqueles que estão saindo para trabalhar, com os devidos cuidados, todos os dias “normalmente”.
Tenho visto e ouvido pessoas dizendo: já estou cansado de tudo isso! Cansado de ficar em casa, cansado das notícias da TV, de usar máscara e álcool em gel, cansado dessa rotinha estafante; cansado dessa pandemia. E você, como está?
Como você se sente hoje? Está bem fisicamente, emocionalmente e espiritualmente?
Talvez você esteja se sentindo cansado. E, é fato que os sintomas do cansaço físico e mental, e também espiritual, podem desencadear problemas de saúde.
Uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), realizada não muito tempo atrás, mostrou que 98% dos brasileiros andavam se sentindo cansados, e até exaustos, com sensação de moleza e sonolência durante o dia, isso antes mesmo da pandemia. Imagine agora?!
O cansaço é um sinal de que algo não anda bem com seu organismo. Por isso aquela vontade de largar tudo, desejo de parar e desistir. Daí você se identifica com aquela música do grupo Roupa Nova: “Cansaço! Esse sentimento infinito tomou conta de mim de tal jeito. Eu procurarei definir: É preguiça, incapacidade de seguir… Cansaço! De tentar ocupar um novo espaço. Esse cansaço é físico e mental. Eu ando tão desanimado, que nada nesse mundo me arrasta além de mim; além desse bendito cansaço”.
Você se identifica com essa música ou com o que escrevi? Você está cansado? O que fazer? Se entregar ao cansaço e esse sentimento de desânimo? Não!…
Algumas dicas para vencer o cansaço, especialmente nesse período de pandemia, envolvem mudanças de hábitos tais como: 1- Diminuir o tempo diante de TV, computador e celular. 2- Desligar as luzes em prol da qualidade do sono. O ideal é apagar todas as luzes e os gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis como celulares). 3- Fazer algum exercício físico, mesmo dentro de casa. Isso libera hormônios que ajudam a relaxar a mente. 4- Evitar alimentos gordurosos já que aumentam a sensação de moleza e sonolência. 5- Evitar frituras pois dificultam a digestão e fazem com que os nutrientes que nos fornecem energia cheguem mais lentamente à corrente sanguínea. 6- Evitar doces, café e bebidas alcoólicas.
Mas, se o cansaço físico e o mental podem diminuir com as dicas acima, por outro lado o cansaço espiritual só pode ser resolvido diante de Deus. Jesus Cristo, o Deus filho, convida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei… achareis descanso para as vossas almas”. Evangelho de Mateus 11:28 e 29.
Então, é preciso entregar a Cristo seu cansaço espiritual para obter vitória no dia a dia.
Josué, o líder que começou a conquista da terra de Canaã para a nação de Israel, foi incentivado por Deus a ser forte e corajoso, confiar nas promessas do Pai, na certeza de que Deus faria o povo herdar a terra prometida. Josué foi incentivado a fazer tudo conforme o ensino da Palavra de Deus: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares… tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor Deus, é contigo por onde quer que andares.” – Josué 1:6 a 9.
A receita para vencer o cansaço emocional, espiritual e até mesmo o desânimo é confiar em Deus, através de Cristo Jesus, e na sua Palavra (a Bíblia). Confiar, nesse caso, é acatar a orientação e fazer como tal.
Deus te abençoe!